Salvador

Prefeitura manterá serviços essenciais à população durante feriadão

A Prefeitura manterá atendimentos e serviços essenciais de saúde, segurança, ordenamento do trânsito, manutenção de espaços públicos e limpeza da cidade durante todo o feriadão da Proclamação da República, que acontece a partir desta quinta-feira (15) e se prolongará pelo final de semana. Além das ações de técnicos em campo, o Fala Salvador 156 continuará funcionando 24h por dia para o soteropolitano que quiser solicitar serviços, informações e realizar denúncias.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionarão interruptamente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do telefone 192.

Para o ordenamento do trânsito, equipes da Transalvador monitorarão os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a rodoviária, o ferry-boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela). O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também vai acompanhar o tráfego através das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas.

As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período. Os setores de liberação e veículos e de registro de acidentes funcionarão na sexta-feira (16), das 8h às 16h, e no sábado (17), 8h às 12h e das 14h às 16h.

Passarelas e vistorias – A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) estará com ações de limpeza de passarelas com lavagens e higienização, além de retirada de pichação e de panfletagem. O órgão realizará ainda vistorias nas praças em obras durante todo o feriado.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção (Seman) terá equipes de drenagem e manutenção de áreas verdes escaladas em regime de plantão tanto no feriado de quinta (15), quanto pelo final de semana em continuidade. Serão realizados os serviços já programados de desobstrução e recuperação de rede, poda e supressão de vegetais, Operação Tapa Buracos, além de prontidão para atendimentos emergenciais.

Patrulhamento – A Guarda Civil atuará como de costume, realizando patrulhamento preventivo em toda cidade, proteção dos prédios e equipamentos públicos, além de prestar apoio às atividades de fiscalização e ordenamento realizado pelos órgãos do município.

Fiscalizações – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estará em esquema de plantão com agentes nas ruas para fiscalizar construção, atividade e publicidade irregulares.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará em regime de plantão 24 horas. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamento de terra e incêndio, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. Após a solicitação, um engenheiro da Codesal vai ao local realizar a vistoria no imóvel e verificar as condições da edificação e do entorno, encaminhado aos órgãos parceiros as providências necessárias.

Espaços culturais – Os espaços culturais Pierre Verger e Carybé de Artes, localizados nos fortes de Santa Maria e de São Diogo (Porto da Barra), respectivamente, funcionarão das 11h às 19h. A Casa do Rio Vermelho estará aberta das 10h às 17h, e a Casa do Carnaval funcionará das 11h às 19h.

Mercados municipais – Os mercados de Água de Meninos e NACS de Periperi funcionarão na quinta e no domingo, das 6h às 12h. Sexta e sábado esses mesmos estabelecimentos abrem de 6h às 17h. Já os mercados das Flores, Dois de Julho, de Cajazeiras e São Miguel (Baixa de Sapateiros) operarão no Dia da Proclamação da República e no domingo, das 7h às 14h. Na sexta e sábado, abrem as portas de 7h às 18h. O NACS de Itapuã atenderá ao público na quinta e domingo, de 6h às 14h, e na sexta e sábado, das 6h ás 18h.

Por fim, o Mercado de Itapuã funcionará na quinta e domingo das 7h às 14h. Sexta e sábado, a população poderá visitar o local de 6h às 20h. O tradicional Mercado Modelo, um dos cartões postais da capital baiana, abre no domingo e no feriado, de 9h às 14h; e sexta e sábado, de 9h às 19h.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *