NotíciasSalvador

Fábrica de Musicais prossegue com série de oficinas até dezembro

A Fábrica de Musicais, iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), prossegue com a série de oficinas gratuitas até dezembro, no Teatro Gregório de Mattos. A ação tem como objetivo promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética desse gênero de espetáculo. O resultado final do projeto é a montagem de Sonho de uma Noite de Verão, clássico de William Shakespeare, na versão de Adriana Falcão, adaptado e dirigido por João Falcão.

Inscrições podem ser feitas através do e-mail oficinassonho@coletivo4.com.br. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e residir na Bahia – é exigido comprovante de residência emitido nos últimos seis meses. Mais informações também podem ser conferidas no site ou redes sociais do Coletivo 4.

Confira a programação:

– Visagismo para Teatro Musical: Com experiência no teatro, na televisão e no cinema, o visagista Uirandê Holanda ensina como transformar atores em personagens através da caracterização e da maquiagem. A aula será ministrada para 40 pessoas e acontece na quinta-feira (8), das 14h às 21h.

– Figurino para Espetáculos Musicais: Carol Lobato assinou figurinos para os principais diretores teatrais como Moacyr Góes, Cristina Moura e a dupla Charles Moeller & Cláudio Botelho. Na oficina, a figurinista conta sua experiência e promove exercícios. Inscrições via e-mail. Também com capacidade para 40 pessoas, as aulas acontecem na sexta-feira e sábado (9 e 10), das 15h às 19h.

– Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais: Diretor musical e arranjador, Yacoce Simões ministra oficina para ensinar como desenvolver narrativa de histórias através de canções. No curso, ele também explica como disponibilizar trabalhos em plataformas digitais como iTunes e Spotify. A capacidade é para 50 pessoas e a oficina será realizada nos dias 13 e 14, das 15h às 19h.

– Áudio e Microfonista: Andrea Zeni é autora de trilhas sonoras, projetos de sonorização e desenhos de som para musicais, espetáculos teatrais e exposições. Em quase 40 anos de profissão já trabalhou com Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Aderbal Freire Filho, Zélia Duncan dentre outros artistas de destaque no cenário nacional. Na oficina, ela alia teoria e prática sobre a área de sonorização. São 50 vagas e as aulas acontecem nos dias 20 e 21, das 15h às 19h.

– Preparação e Interpretação Vocal: Na oficina, o maestro Angelo Rafael e o preparador vocal Carlos Eduardo Santos ensinam técnicas vocais para atores, cantores e músicos visando a atuação em espetáculos musicais. As atividades serão realizadas em duas turmas de 40 pessoas cada, nos dias 27 a 30, das 15h às 19h.

– Corpo e Coreografia: Aliando a teoria à pratica, o dançarino e coreógrafo Roberto Montenegro ministra oficina para atores, dançarinos e músicos com o intuito de desenvolver partituras corporais na atuação de musicais. Também serão ofertadas duas turmas com 40 pessoas cada e as aulas acontecem nos dias 4 a 7 de dezembro, das 15h às 19h.

Laboratório interativo

– Produção de Musicais no Brasil e no Mundo: O Laboratório Interativo com Tânia Nardini visa aproximar os participantes do exercício criativo da produção de espetáculos teatrais. Durante dez anos, Tânia foi diretora artística da Catsapá, primeira Escola de Musicais no Rio de Janeiro. Trabalha como diretora e coreógrafa com os mais importantes produtores, atores e diretores de teatro e televisão do país.

Seus últimos trabalhos no Brasil foram: “Nuvem de Lágrimas, o Musical”; “My Fair Lady”, “Cauby Cauby, uma Lembrança”. Desde 2007, é diretora associada internacional de Chicago, The Musical, sendo responsável pelas montagens na Coreia do Sul, no Japão, na Inglaterra (UK Tour/ China Tour), na Argentina, na Rússia, na Alemanha, na Dinamarca, na África do Sul e na França.

O laboratório acontece no próximo dia 17, das 14h às 21h, no Teatro Gregório de Mattos. Neste caso, os interessados devem ficar atentos: serão distribuídas fichas de acesso uma hora antes do início do evento.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *