NotíciasTecnologia

Documento pode ser usado em outros celulares

Para facilitar a vida dos motoristas que possuem mais de um aparelho de telefonia móvel ou queiram emprestar o documento digital a um terceiro, a partir de agora, os condutores poderão compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) com até cinco outros aparelhos de celular ao mesmo tempo. Até o final deste mês a funcionalidade de descompartilhamento do documento também estará disponível.

No caso de proprietários que queiram emprestar a CRLV Digital para terceiros, devem se certificar de que o condutor possui a Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu celular. A funcionalidade possibilita, por exemplo, que familiares também possuam a versão digital do documento, evitando problemas em caso de não portarem a versão impressa.

Atenção: 
• Quem já possui o aplicativo CNH Digital, será necessário fazer apenas a atualização desse aplicativo, o qual será transformado em Carteira Digital de Trânsito.
• Quando houver necessidade de trocar o aparelho em que o aplicativo estiver instalado, deve baixar novamente a Carteira Digital de Trânsito no aparelho novo, com mesmo CPF e senha de acesso.
• Os documentos incluídos ficarão disponíveis no aplicativo independente de acesso à internet.

A versão digital do CRLV traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. Para conseguir o acesso ao CRLV Digital, o licenciamento do veículo de 2018 precisa estar em dia. Além disso, o Detran de registro do automóvel tem que já ter aderido à tecnologia.

Até o momento, mais de 19,7 mil CRLV Digitais já foram disponibilizados nos estados que habilitaram sua utilização: Ceará, Rondônia e Distrito Federal. Na última sexta-feira, Goiás também implementou a novidade. Todos os Detrans do País deverão se adequar ao serviço até o final deste ano. Pelo site do Serpro é possível conferir qual Detran já aderiu ao CRLV Digital.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério das Cidades e GDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *