Esporte

Bahia recebe a Chape em confronto direto contra rebaixamento

Quando a temporada 2018 começou, o Bahia colocou em mente que era possível alçar grandes voos na temporada. Chegou às quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana, mas no Brasileiro a luta ainda é para não cair. E neste domingo (4), quando entrar em campo às 18h (horário da Bahia), contra a Chapecoense, na Fonte Nova, o tricolor terá a chance de iniciar uma subida na tabela do Brasileirão e, de quebra, deixar para trás um concorrente direto para escapar do rebaixamento.

Com 37 pontos, o Bahia está a três da Chapecoense, primeiro time dentro da zona da degola. Portanto, o triunfo pode aumentar a distância para o Z4 para seis pontos. Além disso, a vitória em casa manteria o time colado nas equipes da parte de cima da tabela. Mas se engana quem pensa que a missão do Esquadrão será das mais fáceis.

Apesar de ser um dos três times que não venceram como visitante no Brasileirão (os outros são Atlético-PR e Paraná), a Chapecoense costuma endurecer os jogos contra o Bahia.

Na história dos confrontos são três triunfos do alviverde, dois empates e nenhuma vitória tricolor. Em meio ao retrospecto desfavorável, o zagueiro Jackson sabe bem o que o time precisa fazer para ganhar hoje.

“Contra o Atlético-PR, o professor Enderson optou por uma outra forma de jogo. O Atlético-PR é acostumado a, dentro da sua casa, sempre esperar o adversário atrás da linha da bola. A gente foi para pressionar e conseguimos o resultado. Infelizmente perdemos a classificação. Agora, jogando em casa, é voltar ao nosso perfil, que é a posse de bola, poder ditar o ritmo de jogo”, analisou o zagueiro.

No primeiro turno, o Bahia quase conseguiu vencer a Chapecoense. Em Chapecó, o tricolor ia garantindo os três pontos até os 39 minutos do 2º tempo, quando levou o empate. O duelo marcou a estreia de Gilberto, autor do gol do Esquadrão, e também o início de uma série de oito jogos de invencibilidade. Dessa vez, Gilberto é desfalque.

Quase tudo em casa
A partida vai ser também a primeira de cinco partidas que o Bahia fará em Salvador nas sete rodadas finais. Depois de entrar em campo 68 vezes entre Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana, a delegação tricolor só vai fazer mais duas viagens este ano. Ambas para Belo Horizonte, onde encara Atlético-MG e América-MG.

Nos três próximos compromissos, nada de viagens. Além da Chape, o Bahia tem o clássico contra o Vitória, no Barradão, e depois recebe o Ceará, na Fonte Nova. Além deles, Fluminense e Cruzeiro.

Um bom sinal para um time que se mostrou caseiro durante a temporada. Dos 37 pontos somados pelo tricolor, 27 foram conquistados dentro dos seus domínios.

Se conseguir todos os 12 pontos que ainda disputará em casa, o time chegará pelo menos a 49, pontuação suficiente não só para se livrar do rebaixamento, como possivelmente também para cravar vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.

“É confronto direto contra a Chapecoense. Os últimos dois confrontos que tivemos foram diretos (Corinthians e Botafogo). Espero poder fazer um grande jogo em casa e sair com o resultado”, continua Jackson, que volta ao time no lugar de Douglas Grolli.(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *