Eleicões

TRE-RJ vai usar dados biométricos de identidade emitida pelo Detran

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou hoje (25) que o eleitor que tiver carteira de identidade emitida pelo Detran-RJ poderá ter seus dados biométricos aproveitados e ser dispensado de fazer o cadastro no cartório eleitoral. O tribunal informou que cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses fazem parte do banco de dados de identificação civil do Detran-RJ, ou seja, tiraram a carteira de identidade pelo órgão.

Conforme o tribunal, no primeiro turno, mais de 3,2 milhões de pessoas que tiveram os dados aproveitados do órgão de trânsito já foram identificados biometricamente. Com a validação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses eleitores não precisarão comparecer a um cartório eleitoral para fazer o cadastro, gerando uma economia de, pelo menos, R$ 12,8 milhões em recursos públicos.

Segundo o TRE-RJ, cerca de 7 milhões de eleitores estão aptos para votar com identificação biométrica no estado, número que representa pouco mais da metade do eleitorado, incluindo os 2.317.194 eleitores que fizeram o cadastramento na Justiça Eleitoral..

O TRE-RJ alertou, no entanto, que podem ocorrer casos em que o eleitor, mesmo tendo carteira de identidade emitida pelo Detran-RJ, não terá a biometria validada, ou porque seus dados não puderam ser aproveitados pela Justiça Eleitoral, ou porque suas digitais não foram reconhecidas após quatro tentativas. Mas isso não significa que haverá algum impedimento na votação, se não houver o reconhecimento da biometria.

“Se as digitais não forem reconhecidas após quatro tentativas, o mesário, utilizando sua própria digital, liberará o acesso do eleitor à urna eletrônica. Essa é mais uma medida de segurança, adotada para que, no caso de eventual auditoria, seja possível identificar quem fez a liberação”, apontou.

Para evitar questionamentos no segundo turno, todo eleitor terá que assinar no caderno de votação, independentemente de possuir ou não o cadastro biométrico. “Essa medida também agiliza o fluxo da votação, já que o eleitor que porventura não tenha sua digital reconhecida após quatro tentativas não precisará retornar para assinar”, indicou.

O TRE-RJ alertou também para o caso de eleitores que não fizeram a biometria, mas não estão com o título cancelado ou suspenso. Eles também podem votar normalmente. Para verificar a sua situação, o eleitor pode consultar o sitewww.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral. (Agencia Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *