EducaçãoNotícias

Saiba como render melhor nos estudos

A palavra-chave para um bom desempenho nos estudos é disciplina. Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, marcadas para 4 e 11 de novembro, é mais importante ainda se planejar e seguir à risca a revisão dos conteúdos.

A primeira dica do professor de médio e pré-vestibular Mateus Grangeiro é ter um bom método de estudo, com horários definidos para cada atividade, como revisões e resolução de exercícios. “Quando for planejar os estudos, leve em consideração conhecimentos prévios; não abandone as disciplinas em que já possui bom conhecimento, mas priorize disciplinas de menor rendimento”, aconselha.

A proximidade do exame traz consigo a “vontade de relaxar” e, ao mesmo tempo, ansiedade e insegurança, segundo o professor. Nesse caso, o recomendado é manter a rotina de estudos, mesmo que um pouco mais leve. “Também é fundamental manter as rotinas de sono e a alimentação”, alerta.

Confira mais dicas do professor Mateus Grangeiro para alcançar todo o seu potencial nos estudos:

Concentrar esforços onde se deve

É importante focar, durante a revisão final, nas áreas de maior peso para o curso e as universidades de interesse, além de dedicar mais tempo de estudo aos conteúdos mais abordados nos anos anteriores (alguns temas são recorrentes) e àqueles em que o estudante tem maior dificuldade.

Desenvolver habilidades necessárias

Leitura, compreensão e interpretação de textos, gráficos e tabelas são requisitos básicos para todas as provas do Enem. Conseguir relacionar temas e conteúdos abordados em diferentes áreas do conhecimento é indispensável para o sucesso, já que todo o exame é contextualizado. Alguns itens com gráficos e tabelas intimidam. Nesses itens, toda a informação necessária costuma estar no texto-base, cabe ao aluno manter a calma e interpretá-los.

Adquirir experiência

Uma boa dica para estas últimas semanas, sobretudo para quem não desenvolveu a rotina de estudos desejada ao longo do ano, é resolver as provas anteriores do Enem. Isso ajudará a calibrar o ritmo e o desgaste para a resolução das questões, além de propiciar ganho de intimidade com o método de cobrança e com o formato dos itens.

Planejar a prova

Nos dias da aplicação do exame, tenha uma estratégia bem definida para a resolução das provas: saiba por qual disciplina começar e qual ritmo adotar em cada parte para aproveitar melhor o tempo. Não se desgaste tanto com itens complexos que não consiga responder. Outra dica é começar pelas áreas de maior domínio, o que, segundo Mateus Grangeiro, aumentará a confiança e garantirá um melhor resultado. “Questões fáceis não podem deixar de ser gabaritadas por falta de tempo”, afirma o professor.

Fonte: Governo do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *