Saúde

Projeto Fique Sabendo oferta testes rápidos na Biblioteca Central dos Barris

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos dez ano,s a epidemia de HIV/Aids no Brasil se agravou entre adolescentes de 15 a 19 anos. De 2005 a 2016, o número desse público, do sexo masculino infectados pelo vírus mais que triplicou no país, saltando de 2,4 para 6,9 casos por 100 mil habitantes. Como forma de sensibilizar sobre o diagnóstico precoce da doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará testes rápidos para detecção do HIV e sífilis de forma gratuita, nesta quarta-feira (17), na Biblioteca Central, situada à Rua General Labatut, 27 – Barris, das 9h às 17h. Também serão distribuídos preservativos e material informativo.

A inciativa será em parceria com a UNICEF, por meio do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, estratégia para o enfrentamento da epidemia entre jovens e adolescentes. Para o enfrentamento das doenças, a SMS oferece o exame durante o ano inteiro, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros, do Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) São Francisco, no bairro de Nazaré e em todas unidades básicas de saúde da capital baiana.

Os usuários com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos. Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a SMS ampliou de 33 no início de 2013, para 118 unidades em setembro de 2017, o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *