EducaçãoNotíciasSalvador

Prefeitura oferta curso de informática básica a pessoas com deficiência

A Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) promoveu, nesta quarta-feira (24), a aula inaugural do curso de informática básica na sede da instituição, na Rua Engenheiro Silva Lima, em Nazaré. A primeira turma começou a aprender as noções, conceitos e práticas do manuseio de hardware do computador e de tarefas do Windows. Os próximos conteúdos previstos envolverão Word, Excel e PowerPoint.

Fruto do programa Acessibilidade Digital Salvador, o curso gratuito de informática acontece em parceria entre a UPCD, a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped). As aulas acontecem na sede da própria UPCD, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. As inscrições são feitas presencialmente no local e as turmas serão formadas conforme a ordem de chegada e demanda de inscritos.

A capacitação digital é voltada a qualquer cidadão com deficiência na locomoção, cegos e surdos. “Queremos que aqui seja um espaço dinâmico, que prepare as pessoas para o mercado de trabalho, para o empreendedorismo. A ideia é que as pessoas com deficiência tenham toda a oportunidade e sejam capacitadas”, disse a diretora geral da UPCD, Risalva Telles.

“Estamos vivendo a era digital. Podemos ver, inclusive, o quanto as redes sociais foram decisivas nessas eleições, até mais do que a própria rede de televisão. Trabalhos que nossos avós e pais realizaram tendem a ser renovados por outros que são prioritários nessa área digital. Nada mais justo do que colocar pessoas com deficiência para que elas possam ser incluídas”, considerou o titular da Cogel, Alberto Braga.

Inclusão – A deficiência na perna esquerda não foi o suficiente para impedir o aposentado Francisco Carlos Vigas, 65 anos, sair do Subúrbio para frequentar as aulas de informática no Centro. “É uma oportunidade inédita, única para que nós desenvolvêssemos nosso potencial, além de desinibir os deficientes para que venham procurar trabalho e conhecer outros fundamentos. A informática é o carro-chefe do mundo. Quem não se adequa à informática fica atrasado”, disse. “Aqui há um diferencial de saberem tratar a gente conforme nossas necessidades”, destacou a cuidadora de idosos Monícia Lima, 37 anos, deficiente visual.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *