NotíciasSalvador

Morar Melhor é apresentado nos Estados Unidos

O Morar Melhor – maior programa de melhorias habitacionais do país realizado em Salvador – foi apresentado nesta terça-feira (30), em Washington, capital dos Estados Unidos, no evento “Tools for Building Resilient Infrastructure Workshop”, que objetiva o fomento do trabalho com instrumentos que construam uma infraestrutura resiliente nas cidades. O workshop é promovido pelo programa 100 Cidades Resilientes (100RC) da Fundação Rockefeller, com coparticipação da Arup, consultoria multinacional que conduz o programa na capital baiana.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo, expôs os objetivos, critérios, números, lições aprendidas e sucesso da inciativa do Morar Melhor, implantado e idealizado pela Prefeitura em 2015, como forma de garantir ao cidadão dignidade através da promoção das reformas habitacionais. “A oportunidade de participar do evento e trocar experiências exitosas com vários países foi de grande valia, para voltarmos com novas ideias para o enfrentamento de desafios de nossa cidade”, declarou o gestor.

De acordo com Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Secretaria de Cidade Sustentável de Salvador (Secis), o evento estimula a permuta de experiências e conhecimentos com instituições internacionais e secretários de outras cidades do mundo. “A ideia é de que a área de infraestrutura pense em saídas a longo prazo, que não causem impacto ao meio ambiente e que tenham uma solução que englobe as várias partes das cidades. Pensamos em infraestrutura resiliente por conta das mudanças que temos tido no planeta”, explica Campelo.

Cidades Resilientes – O conceito de Cidades Resilientes visa preparar as urbes para estarem organizadas na resistência a desastres devido às transformações econômicas, sociais, físicas e ambientais do século XXI. Além de Salvador, o 100RC selecionou outras cidades no mundo para subsidiar e apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de resiliência. Dentre os quesitos para a escolha das localidades estavam incluídos prefeitos inovadores, existência de um elemento catalisador de mudanças na cidade, e habilidade de trabalhar com vários tipos de stakeholders, dentre outros.

A cidade do Salvador foi selecionada por ter uma visão inclusiva da realidade que busca conectividade entre políticas públicas e transversalidades nas ações para enfrentar os problemas críticos do Município. O 100RC apoia a incorporação de uma visão de resiliência que abrange diversas situações do cotidiano de uma cidade. “O processo tem desenvolvido estratégias de resiliência para enfrentar os desafios com maior eficiência”, explica Campelo.

Melhorias habitacionais – O programa já reformou cerca de 20.500 casas em mais de 80 localidades de Salvador. O investimento é de até R$5 mil por residência em intervenções como pintura, reboco e revestimento de parede, recuperação ou troca do telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias, diminuindo assim o déficit qualitativo das moradias mais carentes de Salvador.

A medida traz mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos das áreas pobres da capital baiana, com o resgate da cidadania e da autoestima da população residente nas áreas contempladas. Além disso, o Morar Melhor promove assistência técnica nas áreas de arquitetura e construção civil e dá oportunidade de trabalho para moradores que já atuam como pedreiro e auxiliar de pedreiro.

A escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais: são escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo. A definição dos serviços é feita em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos.

Devido ao grande sucesso no quesito boas práticas em habitação, o programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *