GeralNotíciasSalvador

Mais de 50 serviços realizados no Detran vão mudar para shopping; veja a lista

Até dezembro deste ano, cerca de 56 serviços voltados para habilitação e veículos que atualmente são realizados na sede do Detran, na Avenida ACM (ao lado da rodoviária), vão ser transferidos para o Shopping da Bahia.

Entre eles, licenciamento, transferência de propriedade, desalienação fiduciária, carteira de habilitação, 2ª via de documentos.  A vistoria veicular, antes realizada na sede do Detran, também passará a ser feita no shopping (confira a lista completa dos serviços que vão mudar de endereço abaixo).

A mudança vai ocorrer porque a Central de Atendimento do Detran passará a funcionar em uma área de 1,5 mil metros quadrados no 2º piso do shopping, que contará também com uma nova unidade da Rede SAC. A Central terá capacidade para receber mais de mil pessoas diariamente.

De acordo com o Detran, a mudança vai proporcionar aos usuários mais conforto, segurança e redução no tempo de espera. A previsão é que as obras fiquem prontas no início de dezembro deste ano.

O órgão informou ainda que a Central de Atendimento do Detran contará com o padrão SAC, incluindo serviços por hora marcada, atendimento eficiente, ágil e sem burocracia.

A capacidade de atendimento à população também será ampliada, com maior número de guichês e funcionários. Para oferecer mais comodidade ao cidadão, os serviços do Detran poderão ser por hora marcada. A marcação poderá ser feita através de computador, aplicativo de celular ou tablet.

“É mais um avanço do órgão executivo de trânsito para otimizar serviços. A mudança é um esforço conjunto do Detran, Secretaria da Administração do Estado e Shopping da Bahia, que darão esse presente de Natal à população”, ressalta Lúcio Gomes, diretor-geral do Detran-BA.

Na sede da  atual Central de Atendimento são realizados atualmente mais de 2 mil atendimentos por dia. Por mês, são emitidos cerca de 200 mil CRLV´s. Segundo dados do Detran, Salvador tem 979.994 de veículos de um total de 4.252.089 em toda a Bahia. Os dados são referentes a setembro deste ano.

Novo SAC
Além da nova Central de Atendimento do Detran, o Shopping da Bahia passará a abrigar uma nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), oferecendo os seus principais serviços, como emissão de cédula de identidade, carteira de trabalho e CPF. É mais comodidade para a população baiana, que contará ainda com o amplo estacionamento do shopping center.

O novo SAC vai disponibilizar 149 serviços prestados por órgãos parceiros, como Instituto de Identificação Pedro Mello, SineBahia, Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep) e Receita Federal. O posto também terá unidades do Planserv e Empresa Gráfica da Bahia (Egba). Sem falar na comodidade que os usuários terão ao realizar transações bancárias. O shopping dispõe de duas agências do Banco do Brasil, além da que vai funcionar com exclusividade no SAC.

Veja a lista dos serviços que passará a ser realizados no Shopping da Bahia:

Serviços para condutores:

Emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – definitiva (2ª via e alterações)
Adição de categoria;
Alteração de dados cadastrais do condutor;
Certidão de autenticidade da CNH para outros Países;
Certidão do Condutor / Candidato;
Validação do Exame de Reciclagem;
Solicitação de mudança de categoria;
Permissão internacional para dirigir (PID);
Pontuação;
Solicitação de Primeira habilitação (Permissão para Dirigir)

Serviços para veículos:

Desalienação;
Transferência de propriedade;
Registro de Alteração de características do veículo;
Alteração de dados cadastrais do proprietário;
Alteração de endereço;
Autorização para trânsito de veículo (zero) ou licença especial de pára-brisa;
Baixa de veículo;
Certidões de veículo;
Gravação ou regravação de chassi ou motor e substituição de motor;
Liberação de veículos;
Licenciamento
Vistoria veicular
Primeiro emplacamento
Escolha de placa
Mudança de Categoria
Mudança de município
Inclusão do gravame
Transferência de estado
Selagem de placa
Comunicação de venda
Emissão de CRV (Certificado de Registro do Veículo);
Emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos)
Solicitação de vistoria fora do órgão
Vistoria Lacrada
Cadeia sucessória

(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *