Geral

Inscrições para Virada Sustentável encerram nesta terça (23)

Idealizadores de projetos com uma visão positiva e inovadora sobre a sustentabilidade têm até terça-feira (23) para inscrever suas ideias no maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável 2018. As inscrições de projetos, apoio ou parceria, e demais informações sobre o edital estão disponíveis no site Virada Sustentável. O evento acontece entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

A iniciativa é realizada pelo movimento Salvador Meu Amor, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Salvador; por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), com copatrocínio de Liberty Seguros e o apoio da Booking.

Para o secretário da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, o evento busca integrar o cidadão com a cidade através do tema sustentabilidade, tão presente no cotidiano de Salvador. “Acreditamos que a cada edição da Virada que é realizada aqui na nossa capital, cada vez mais setores da sociedade se engajem em prol de um ambiente urbano e sustentável, o que é melhor para todos”, frisa.

Até agora, mais de 100 projetos estão sendo mapeados, incluindo ações de conscientização e educação ambiental, projetos de formação de crianças e jovens, vivências, promoção do acesso à cultura e resgate da cultura popular. Os critérios de seleção levam em conta, além do alinhamento dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a relação com a comunidade na qual cada projeto está inserido, com a cidade e a sustentabilidade.

Todos os projetos participantes serão da Bahia, mas está prevista a participação de convidados e artistas de todo o Brasil. A proposta do evento é reunir e viabilizar, disponibilizando espaços e toda a infraestrutura, a realização de projetos de ONGs, lideranças sociais, escolas e universidades, inciativa pública e privada, artista e oficineiros. A ideia é pensar, coletivamente, estratégias para o desenvolvimento econômico, político, cultural, social e ecológico de maneira sustentável.

Histórico – A primeira edição foi em São Paulo, no ano 2011. Salvador sediou a Virada em 2016. Outras cidades como Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro também já foram palco da iniciativa. A concepção temática da Virada Sustentável, atualmente, é lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Promovido pelo Instituto Virada Sustentável, com patrocínio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, a Virada Sustentável é um festival coletivo. Dentre os 17 objetivos, seis principais irão nortear a programação na capital baiana: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Vida na água e Vida sobre a Terra.

Programação – A programação é totalmente gratuita. As atividades serão realizadas em espaços públicos e lugares parceiros, a exemplo do Parque da Cidade, Espaço Cultural da Barroquinha, Casa do Benin, Museu Eugênio Teixeira Leal, Largo do Cruzeiro do São Francisco, Palacete das Artes, Comunidade do Solar do Unhão e da Ladeira da Preguiça, Subúrbio 360º, Parque São Bartolomeu, Casa Brahma Kumaris, Cinema do Museu, Velho Espanha Bar e Cultura, EcoSquare e Tropos Gastro Bar.

Nesses locais, estão previstas palestras, debates e rodas de saberes, dinâmicas, apresentações culturais, intervenções e performances artísticas, recitais, shows, projeção de filmes, contação de histórias, exposições, oficinas, vivências, feiras de trocas e ações ambientais.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *