EsporteSalvador

Competição de triatlo reúne 500 atletas na orla de Salvador

Competições que duram, em média, cinco horas, com cerca de 500 atletas, divididos entre competidores de elite e amadores, que precisam nadar, pedalar e correr pela orla de Salvador. É o 1º Challenge Salvador – desafio de triatlo inspirado na versão original da cidade de Roth, na Alemanha, que consiste em cinco provas de curta, média e longa duração e envolvem natação no mar, ciclismo e corrida. O evento acontece entre os próximos dias 18 e 21, com saída da nova Praça de Piatã. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

A disputa começa com o desafio de natação. Serão 1.900 metros de braçadas no mar de Piatã, seguidos da transição para as bicicletas, dispostas estrategicamente na praça da concentração. Com saída da Praça de Piatã, o desafio de bike percorrerá 90 quilômetros. Os competidores devem sair da praça, passar pela Sereia de Itapuã e seguir rumo ao Quartel de Amaralina, cumprindo o mesmo trajeto por três vezes – perfazendo 30 km em cada uma delas. Depois, retornam para a praça, de onde partirão para o cumprimento de mais 21 quilômetros de corrida, divididos em três voltas de 7 km cada.

“Pela primeira vez, a capital baiana recebe essa grande competição internacional, e isso é bastante relevante para a capital baiana. O evento reunirá atletas profissionais e amadores da Bahia, Brasil e do exterior, que são unânimes em ressaltar que a beleza natural da cidade foi o principal detalhe na hora de se inscreverem para a prova”, afirma Cleber Castro, diretor de Marketing da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), uma das organizadoras do evento.

Programação – O cronograma de atividades tem início na quinta-feira (18), entre 9h e 19h, com uma exposição de lojistas na Feira de Piatã. Além disso, tem início no mesmo dia a entrega de kits para os competidores. Na sexta (19), é mantido o cronograma do dia anterior. Durante a realização da competição, a Transalvador realizará bloqueio parcial da orla entre os bairros de Itapuã e Amaralina. Aos motoristas que necessitem transitar pela região, o órgão recomenda que utilizem as avenidas Paralela, Jorge Amado, Pinto de Aguiar e Orlando Gomes.

No sábado (20), começam as competições, de 4h ao meio dia. Três disputas ocorrerão no primeiro dia, no chamado Challenge Family, que consiste nas provas intituladas “Challenge For All”, que é subdividida em corridas de 5 km e 10 km, além da “Challenge Jr.”, onde são percorridas pequenas distâncias. No domingo (21), é a vez da competição com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Além disso, competidores participam da Sprint Challenge, subdivididas em nado, pedalada e corrida, mas com distâncias de 750 metros, 20 quilômetros e 5 quilômetros.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *