Esporte

Vitória faz embate direto contra o Botafogo, hoje, no Barradão

É decisão. Não dá pra encarar o jogo deste domingo (23), contra o Botafogo, de outra forma. Às 18h, o Vitória vai receber no Barradão um adversário direto na briga pela permanência na elite do Campeonato Brasileiro. Se vacilar, o Leão pode acabar a rodada na zona de rebaixamento.

“Não vai ser um jogo fácil, mas temos que ter concentração e propor o jogo do começo ao final”, afirmou o lateral-esquerdo Fabiano, que quer a vitória, independentemente do placar. “O importante é ganhar, 1×0 é três pontos. O importante é pontuar”, frisou.

Vitória e Botafogo têm os mesmos 29 pontos. Com um triunfo a mais (8 contra 7), o rubro-negro é o 13º colocado na tabela de classificação. A equipe carioca ocupa o 15º lugar. Entre eles está o Bahia, que tem a mesma pontuação, mas melhor saldo de gols que o alvinegro (-5 contra -11).

Se perder para o Botafogo, o Vitória será automaticamente ultrapassado pelo time carioca e ainda dará brecha para que Bahia, Chapecoense e Ceará façam o mesmo. Com 27 pontos, a equipe cearense é a primeira da zona de rebaixamento, em 17º lugar. Fora do grupo da degola há quatro rodadas, o técnico Paulo Cézar Carpegiani não cogita um tropeço nesse momento.

“Mantendo sempre o respeito ao adversário, mas jogando em casa nós temos o dever de buscar a vitória. É o que vamos tentar fazer”, prometeu o treinador, que adotou o mistério ao longo da semana ao comandar treinos fechados para não dar pistas ao rival.

“A gente não pode ficar subindo e descendo o tempo todo, tem que buscar uma consistência maior. A gente está nesse pensamento para poder ter uma regularidade ao longo do campeonato”, afirmou o atacante Lucas Fernandes, cotado para ser titular no jogo de hoje. O Vitória esteve na zona de rebaixamento em sete rodadas no campeonato.

Apesar dos cuidados, os números do adversário apontam que ele não oferece tanto perigo fora de seus domínios. O Botafogo venceu apenas uma partida fora de casa nesse Brasileirão e ainda assim foi dentro do Rio de Janeiro. No dia 2 de junho, derrotou o Vasco por 2×1, em São Januário, na 9ª rodada.

CONFIÁVEL
Já o Vitória vem mostrando confiança dentro de casa. A última derrota no Barradão foi lamentada há mais de um mês. No dia 19 de agosto, o Leão perdeu para o Palmeiras, por 3×0, na estreia do técnico Carpegiani. De lá pra cá, festejou triunfos diante de sua torcida, contra Atlético-MG, América-MG e Vasco, todos por 1×0.

As estatísticas não minimizam a necessidade de atenção durante os 90 minutos. “A equipe do Botafogo é qualificada, está parelha no campeonato e não podemos vacilar nesse momento. Queremos somar o maior número de pontos para poder ter uma tranquilidade para trabalhar”, disse Lucas Fernandes, motivado.

“Dentro de casa, a gente tem que ditar o ritmo de jogo. Fazer a bola rodar, buscar o gol a todo momento. Com o apoio da torcida, que sei que vai estar presente, a gente vai conseguir sair com os três pontos”, completou o volante Léo Gomes.

Leão terá mudanças na equipe
Carpegiani não poderá contar com o atacante Erick para o jogo contra o Botafogo. Com um edema na panturrilha direita, o jogador foi vetado pelo departamento médico do clube. Com isso, ele volta a desfalcar o Leão. Erick também não atuou na última rodada, contra o Ceará, porque estava suspenso.

Com a ausência do jogador, o também atacante Lucas Fernandes deve ganhar a primeira oportunidade como titular. Reserva utilizado com frequência pelo treinador, ele entrou no decorrer de seis das últimas sete partidas disputadas pelo Vitória. Ficou fora contra o Fluminense porque seu contrato não permitia atuar contra o ex-clube. Ao todo, o jogador defendeu o time em 18 jogos no Brasileirão. Desses, quatro foram como titular, ainda sob o comando do técnico Vagner Mancini. A única vez que estufou a rede foi no triunfo por 3×2 diante do Vasco, no dia 13 de maio, na 5ª rodada da Série A.

Erick não é o único desfalque do Vitória no duelo do Barradão. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-direito Jeferson e o volante Rodrigo Andrade também estão fora. Se Carpegiani não quiser improvisar, Cedric e Lucas são as opções de ofício para a lateral. Vale lembrar que nas 22ª e 23ª rodadas, quando o lateral-esquerdo Fabiano ainda não estava à disposição, o treinador optou por improvisar Bruno Bispo, que não foi relacionado dessa vez porque está com o sub-23.

Para o lugar de Rodrigo Andrade, há dois volantes de origem relacionados: Arouca e Fillipe Soutto, mas Yago também pode fazer a função de proteção da zaga ao lado de Léo Gomes. Ele, por sinal, é o favorito para o setor.

Apesar das baixas, o Vitória contará com zagueiro Lucas Ribeiro, que volta ao time após suspensão. Com isso, Aderllan fica no banco de reservas.(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *