EducaçãoNotíciasSalvador

Reality show com merendeira de Ilha de Maré começa na sexta (28)

As delícias preparadas na cantina da Escola Municipal de Ilha de Maré estarão presentes no reality show “Super Merendeiras”, que será exibido pelo canal TV Escola, a partir da sexta-feira (28), às 21h. A protagonista das receitas é a merendeira Dejanira dos Santos, que promete ensinamentos que deixarão todos com “água na boca”.

Além da representante baiana, participam do programa outras nove merendeiras de escolas públicas do Brasil, sendo duas de cada região do país. Elas são vencedoras das duas edições do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Sob o comando do ator e humorista Eri Johnson, o reality vai abordar a história de vida de cada uma das participantes, com enfoque nas escolas onde trabalham, suas casas e o cotidiano. Em paralelo, ocorre a disputa entre elas na preparação de pratos que fazem parte da rotina das escolas e utilizam alimentos adquiridos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O júri é formado por uma nutricionista especializada em gastronomia, uma do PNAE e um estudante, que levará em consideração todos os aspetos nutricionais. Os critérios vão desde o tempo de preparação, a superação de dificuldades, a criatividade, o manuseio correto dos alimentos e, claro, o sabor e apresentação do prato.

Perfil – Com 44 anos, a merendeira Dejanira de Souza trabalha há 16 na Escola Municipal de Ilha de Maré. Amante da culinária, ela comenta sobre a felicidade de levar para TV um pouco do dia a dia no colégio. “Tem sido um desafio e tanto. Aqui temos muito peixe, marisco, dendê. Levei a culinária baiana e tenho aprendido muito com a cozinha de outras regiões”, diz. Ela conta ainda que os pratos prediletos dos alunos, o refogado de frango, o abará e o feijão tropeiro de soja também serão apresentados no reality.

Diariamente, a merendeira prepara 1 mil refeições para os estudantes da escola que funciona em tempo integral, atendendo a 565 alunos da creche, da Educação Infantil (6 a 12 anos) e jovens do Fundamental II (12 a 15 anos). No cardápio, pratos para o café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e uma ceia.

A coordenadora de Alimentação Escolar de Salvador, a nutricionista Emília Coelho, que também participou da gravação, conta como a rotina de Dejanira ajudou durante o desempenho das provas do programa. “Ela usou muito do que faz em nossa escola. Toda a experiência nas técnicas de reaproveitamento integral dos alimentos ela levou para o reality. Assim como em nossa unidade de ensino, o prato precisa ser gostoso, nutritivo e com boa apresentação”, explica.

Alimentação Escolar – A Prefeitura de Salvador é responsável em ofertar alimentação dos estudantes matriculados nas 436 escolas da rede, sendo que 10 delas ficam na ilhas de Maré, Bom Jesus e Frades. Outras 124 escolas filantrópicas conveniadas a rede também recebem o cardápio. “Ofertamos uma alimentação saudável. Não tem salgadinhos, refrigerantes. Os alimentos são os mais frescos possíveis, evitando os processados. O cardápio é elaborado de acordo com a necessidade de cada aluno, de cada faixa etária. Além de alimentar, fazemos um trabalho de educar nutricionalmente para que os estudantes entendam que ali é o melhor alimento a ser consumido”, finaliza Emília.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *