EducaçãoNotícias

Inep disponibiliza videoprova e gabarito do Enem 2017 em libras

Apartir de outubro, surdos e pessoas com deficiência auditiva terão mais uma ferramenta para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da videoprova de 2017, os gabaritos em Libras estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, apenas os vídeos com as questões estão disponíveis no canal do Inep no YouTube.  

O anúncio foi feito nessa quarta-feira (26), Dia Nacional do Surdo, e reforça a preocupação com as diferentes necessidades dos participantes do exame. No ano passado, por exemplo, o instituto passou a oferecer a videoprova em Libras e ainda colocou os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” como tema da redação.

“O Enem em Libras marca nosso esforço para garantir que nossos editais, provas, cartilha de redação do participante e demais materiais sejam acessíveis”, avalia a presidente do Inep, Maria Ines Fini. Na edição deste ano, os candidatos que solicitaram atendimento especializado também terão acesso à prova em braille, com letra ampliada ou superampliada, tradutor-intérprete ou videoprova em Libras, guia-intérprete, ledor, transcritor, entre outros.  

Além das pessoas com deficiência, gestantes, idosos, lactantes e estudantes em classe hospitalar vão realizar a prova de maneira adaptada, em salas de fácil acesso, mesas e cadeiras sem braços e apoio para perna e pés, por exemplo. As provas do Enem de 2018 ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inep  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *