NotíciasSalvador

Castramóvel realiza atendimento no Imbuí a partir de segunda (03)

O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atenderá a população do bairro do Imbuí a partir da próxima segunda-feira (3), permanecendo no local até o dia 28 de setembro. O serviço itinerante ficará estacionado no 12º Centro de Saúde (CS) Alfredo Bureau, localizado na Rua Jaime Sapolnick, s/n – Marback.

Devido a uma manutenção no equipamento durante os dias 03 a 07 de setembro, apenas cadastramento e triagem vão ser realizados pelos profissionais. O procedimento cirúrgico será iniciado a partir da segunda-feira (10). Em 2018, mais de 3,5 mil cirurgias foram realizadas pelo Castramóvel. Para o procedimento, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional

É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal. O horário de atendimento é das 8h às 12h, com distribuição de 100 fichas. Cada pessoa pode levar até três animais. Nas terças e segundas-feiras, os profissionais realizam a triagem dos animais. Já as cirurgias são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras.

Balanço – Desde 2013, o dispositivo móvel percorreu 30 bairros da capital, alcançando em agosto deste ano 30 mil castrações. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão à castração dos animais, maior o controle de natalidade e combate à reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública.

“Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar a população que o abandono de animais é crime, e quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia” salientou o veterinário do CCZ, Aroldo Carneiro.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *