Tecnologia

Faixa de frequência para 4G é liberada em todas as capitais

Com trabalhos direcionados à ampliação do 4G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou em todas as capitais do País o uso da faixa de 700 megahertz (MHz) para a telefonia móvel. Como a faixa era utilizada pelos canais de TV e o desligamento do sinal analógico nas regiões Norte e Centro-Oeste será na próxima terça-feira (14), ela ficará totalmente liberada para o novo sistema. 

Restava apenas Florianópolis (SC) ser autorizada a usar a fatia do espectro. Agora será possível a transmissão de banda larga móvel com maior velocidade, alcançando, de acordo com a agência, transmissão até três vezes maior do que a atual.

Próximos passos

As operadoras já podem iniciar os testes de interferência na rede de outras operadoras ou na geração do sinal de TV, conhecido como mitigação. Ainda devem informar à população sobre a maneira correta de agir quando houver ruídos. Terminado esse processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

Em 3.858 cidades já foi autorizado o início da mitigação preventiva. Delas, 1.854 já encerraram o processo, estando aptas a utilizar o licenciamento.

Fonte: Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *