EleicõesNotíciasPolítica

Conheça os candidatos ao governo da Bahia

Os sete postulantes ao governo da Bahia se apresentaram oficialmente à população baiana nos últimos dez dias, no período das convenções partidárias, e já retiraram o “pré” que antecedia as suas candidaturas. O momento agora é de correr o estado e tentar convencer o eleitor de que é a melhor opção de inquilino para o Palácio de Ondina pelos próximos quatro anos.

Célia Sacramento

Rede  
Nascida em São Paulo, Célia Sacramento mora em Salvador desde os seis anos de idade. A sua trajetória foi marcada pelo estudo, afirma. “Eu estudei a minha vida inteira. Foi só o que eu fiz”, resume. Em vida acadêmica, acumula 25 anos de experiência. “Eu sou professora universitária, consultora na área empresaria e na área pública”, conta.

É mestre em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC).

Na vida pública, consta um mandato como vice-prefeita de Salvador, eleita ao lado do prefeito ACM Neto, em 2012.

 

João Henrique 

PRTB  
Prefeito de Salvador entre os anos de 2005 e 2012, João Henrique Carneiro sonha em trilhar o mesmo caminho do pai, João Durval Carneiro, e se tornar governador da Bahia. Economista formado pela Universidade Federal da Bahia, tem pós-graduação em Desenvolvimento Econômico pela Université du Québec à Montréal, no Canadá.

Em 2004, foi eleito prefeito de Salvador no segundo turno, com 74,69% dos votos. Em abril de 2007, trocou o PDT pelo então PMDB e no ano seguinte, mesmo com popularidade baixa, foi reeleito no segundo turno com 58,46%.

 

João Santana

MDB  
Membro do mesmo partido há mais de 50 anos, João Santana viu o MDB se tornar PMDB e, recentemente, voltar ao antigo nome. Com a vida dedicada ao partido, gosta de brincar sobre o tempo de casa: “Fui fundador do MDB Jovem”, diz aos risos. Ex-ministro da Integração Nacional, cumpre uma missão partidária nesta eleição. “Estava lá quieto no meu canto, me pediram para ser candidato pelo meu partido e eu resolvi aceitar”, conta.

 

Marcos Mauricio

PSDC  
Escolhido pelo PSDC como candidato ao governo da Bahia, o funcionário público e sindicalista defende a necessidade uma sensível melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados no estado da Bahia.

Marcos Mendes
Já atuou como professor universitário substituto no Instituto de Geociências da UFBA.

Psol  
Nascido em família humilde, Marcos Mendes se define como fruto da educação pública. Na antiga Escola Técnica, atual Ifba, iniciou a atuação pública, que manteve durante todo o seu processo de formação. Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde estudou Geologia, foi assim e a postura se repetiu na pós-graduação e agora, como funcionário da Caixa Econômica Federal.

 

Rui Costa

PT  
Economista, filho de um metalúrgico e uma dona de casa, Rui Costa é o atual governador da Bahia. Foi indicado ao cargo pelo  ex-governador Jaques Wagner, de quem é amigo desde os tempos em que os dois dividiram o comando do Sindiquímica, na década de 80, quando Rui iniciou a suta trajetória política.

Se formou  em instrumentação pela antiga Escola Técnica, atual Ifba, e é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia.

 

José Ronaldo

DEM  
Nascido em Paripiranga, no sertão baiano, José Ronaldo de Carvalho deixou sua cidade natal ainda menino para continuar os estudos em Cícero Dantas. Logo depois, foi fazer o ensino médio e trabalhar em Feira de Santana. Na Princesa do Sertão, foi gestor do Hospital da cidade. Entrou logo em seguida para a política e foi vereador, prefeito em quatro mandatos, sempre eleito em primeiro turno, deputado estadual três vezes, deputado federal e, como líder municipalista, chegou à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *