Política

Waldir Pires é homenageado (in memoriam) na Câmara

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador foi transformada em sessão especial para homenagear o ex-governador, ex-ministro da República e ex-vereador de Salvador, Waldir Pires. O presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Prates (DEM), destacou a importância do homem público, que faleceu no último 22 de junho e parabenizou as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Marta Rodrigues (PT), e o vereador Hilton Coelho (PSOL) pela iniciativa da homenagem.

“Todos sabem da grande admiração que sempre tive por Waldir Pires como homem público. Enquanto colega na Câmara de Salvador, ele me ensinou muito de sua experiência na vida pública, engrandecendo esta Casa, sempre na luta pelo fortalecimento da democracia brasileira”, afirmou Leo Prates.

A eleição de 1986 para o governo da Bahia foi lembrada pelo ex-deputado federal e amigo pessoal de Waldir Pires, o jornalista Emiliano José. “Estou muito honrado por estar nesta Casa, que marcou a minha vida, para homenagear esse homem, político, de esquerda, que sempre foi um grande defensor da democracia”, elogiou Emiliano José, autor da biografia de Waldir Pires lançada na semana que antecedeu o falecimento.

Além do vereador Leo Prates, a mesa da sessão especial contou com as presenças da viúva de Waldir Pires, Zonita Brasil Nogueira, e o filho Francisco Waldir Pires Filho. Visivelmente emocionado, o herdeiro agradeceu aos vereadores da Câmara de Salvador pela homenagem. “Estive no desfile cívico do 2 de Julho e fiquei muito feliz com as demonstrações de carinho. Todos os cartazes, faixas e camisas com o nome do meu pai demonstraram a importância que ele teve para o Brasil”, atestou.

Gratidão

Sentimento unânime demonstrado pelos vereadores na sessão especial foi o de gratidão pelo aprendizado entre janeiro de 2013 e dezembro de 2016.

Aladilce Souza, Marta Rodrigues e Hilton Coelho, entre outros legisladores, também fizeram referência ao “grande homem público”, que foi Waldir Pires.

Também em gratidão a tudo o que representou Waldir Pires, o presidente do Poder Legislativo ofereceu o Selo Castro Alves, da Câmara de Salvador, para o lançamento da segunda edição do livro. “Tenho a certeza de que, independentemente de quem seja o próximo presidente, não vai se opor. Esta Casa está à disposição”, garantiu Leo Prates.

Trajetória

Nascido na Bahia, filho de José Pires de Souza e Lucíola Figueiredo Pires de Souza, Waldir Pires passou a infância em Amargosa, interior da Bahia. Aos 16 anos, mudou-se para Salvador.

Enquanto estudante, na União dos Estudantes da Bahia, liderou o Movimento Antinazista. Em 2008, foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais.

Foi governador da Bahia de 1987 a 1989, ministro da Previdência Social entre 1985 e 1986 e ministro da Defesa entre 2006 e 2007. Em 2012, foi eleito vereador de Salvador aos 85 anos pelo Partido dos Trabalhadores. Com a saúde debilitada, faleceu em 22 de junho de 2018 devido a uma parada cardiorrespiratória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *