Unidades de saúde intensificam testagem rápida para hepatites neste mês

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificará no mês de julho as ações de prevenção às hepatites virais nas unidades da rede. Nas atividades que fazem parte do Julho Amarelo, campanha que celebra o Dia Mundial de Luta contra a patologia (28 de julho), 118 postos estarão mobilizados para realização de testagem rápida para diagnosticar precocemente as hepatites dos tipos B e C, de forma gratuita, em apenas 30 minutos.
Os pacientes com o resultado positivo realizarão novos exames confirmatórios e serão encaminhados para um dos três Ambulatórios Municipais especializados na assistência integral ao portador do agravo, com atendimento médico multidisciplinar e oferta de medicamentos para o tratamento. Além dos testes rápidos, os profissionais de saúde realizarão a sensibilização dos usuários dos serviços sobre a importância da vacinação para quebrar a cadeia de transmissão do vírus no município.
“Intensificaremos a realização dos testes rápidos para identificação precoce dos portadores do vírus, bem como o encaminhamento imediato para o tratamento dentro da nossa rede própria. Estaremos mobilizados ainda na ampliação da cobertura da vacina para as pessoas que não estão imunizadas em nossa cidade”, explicou a coordenadora do Programa de Controle das Hepatites Virais, Helena Lima.
Em Salvador, no período de 2005 a 2016 foram notificados cerca de 4 mil casos de hepatites B e C. Desde 2009, o município de Salvador, em parceria com a ONG Vontade de Viver, faz campanhas durante o mês de julho, na tentativa de mapear o perfil epidemiológico da população e amenizar a gravidade da doença quando crônica e encaminhar o paciente o mais precocemente possível para tratamento.
SECOM 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: