NotíciasSalvador

Subúrbio 360 forma 40 padeiros no mês do panificador

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Panificador (8 de julho), 40 pessoas estão prestes a concluir o curso de Panificação Básica no Subúrbio 360, em Coutos. O aprendizado da profissão ocorre graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA), desde a inauguração do complexo educacional e cultural, em janeiro deste ano.
Diariamente, os alunos se dirigem à cozinha industrial para ter contato com as técnicas que envolvem o dia a dia desse profissional, responsável por produzir o alimento consumido pela maioria dos brasileiros no café da manhã. No primeiro momento, são apresentados assuntos teóricos, como boas práticas de alimentação, manipulação e segurança alimentar, 5S e extração de glúten. Em seguida, é iniciada a produção de diversos pães. Baguete, pão italiano, pão francês, rústico, pão doce e de coco são ensinados pelo professor Emanuel Moreira.
“Para mim, essa é uma das profissões mais bonitas. É um ofício que vem desde a Grécia Antiga e que se aprimorou ao longo dos anos. Hoje, além de saber fazer o pão, o padeiro precisa ter cuidado com a segurança alimentar, higiene pessoal e controle de qualidade”, diz Moreira. Ele é formado em panificação e confeitaria, alimentação e é tecnólogo em Química.
Com a autoridade de quem é apaixonado pelo que faz, ele aponta que um bom padeiro precisa ter amor à profissão e executar o ofício com excelência. “Em geral, o segredo para atrair clientes é fazer um bom produto. Quando o cliente gosta, retorna”, acrescenta.
Aulas – As aulas de panificação ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. As turmas, com 20 alunos cada, estão divididas em dois horários: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Com duração de quinze dias, o curso teve início no último dia 25 e será finalizado na próxima terça-feira (17).
Segundo Emanuel, essa já é a quinta turma de panificação. Graças aos ensinamentos do curso, alguns alunos já se preparam para montar a própria delicatessen. Outros fazem pequenas produções para encomenda ou consumo próprio em casa.
Confeitaria – O próximo curso a ser ofertado no local será o de Confeitaria Básica e já conta com uma média de 500 pessoas interessadas. Mais informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas no Subúrbio 360. “A receptividade aqui é muito boa. A demanda está aumentando e o sucesso tem sido muito positivo”, diz o professor de Panificação.
A expectativa, segundo a direção do curso, é que sejam oferecidas 58 turmas ao longo desse ano, atingindo cerca de mil alunos. As aulas são de Panificação Básica, Pães Especiais: Massa Doce, Pães Especiais: Massa Salgada, Produção de Salgados e Folhados e Confeitaria Básica.
Pão nosso de cada dia – A história do pão permeia a história da humanidade, principalmente no âmbito religioso. Segundo pesquisadores, o alimento é consumido pelo homem há milhares de anos antes de Cristo, quando ainda era feito com o fruto do carvalho triturado, lavado com água fervente para perder o amargor e posto a secar ao sol. O pão se tornou símbolo da vida, alimento do corpo e da alma, a partir do momento em que foi dividido por Jesus com os seus discípulos, em lembrança dele, no dia de sua morte.
Pesquisas realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) indica que 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados. Além disso, segundo a Abip, a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria do Brasil, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na de transformação.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *