NotíciasSaúde

Saiba mais sobre o sarampo

Para conter os casos de sarampo no Norte do Brasil, o Ministério da Saúde tem reforçado a importância da vacinação contra a doença. No Amazonas, por exemplo, a pasta apoiou o adiantamento da campanha de agosto para abril. Além disso, a informação tem sido uma aliada na prevenção da doença. Confira as principais dúvidas sobre o sarampo e saiba como combatê-lo: 

O que é o sarampo?  

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmitida por um vírus e extremamente contagiosa.  

Como ocorre a transmissão?  

Como uma gripe. O vírus é transmitido por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Também há casos de contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início das erupções cutâneas, um dos sintomas da doença.  

Quais os sintomas da doença?  

Febre alta, acima de 38,5°C; erupções cutâneas; tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal.  

Como é o diagnóstico?  

O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue que detectam anticorpos IgM na corrente sanguínea na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até quatro semanas após o aparecimento das erupções na pele.  

Quais as formas de prevenção?  

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. O Ministério da Saúde oferece de forma gratuita uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Pessoas de outras idades que ainda não se vacinaram também têm direito à vacinação gratuita até os 49 anos. Nesse caso, apenas uma dose é administrada. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *