Prefeitura promove ações especiais voltadas para a saúde do homem

Propaganda

A prevenção é essencial para que o homem tenha boa saúde. Por isso, no mês em que se comemora o Dia Internacional do Homem (15 de julho), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica a divulgação dos serviços disponibilizados pela rede para o público masculino.

O órgão dispõe de duas ações voltadas, exclusivamente, para os homens. Uma delas é o Sábado dos Homens e a outra é o Pré-Natal do Parceiro. A primeira ação abrange os diversos bairros da capital, atendendo a um distrito sanitário por mês, levando para as comunidades serviços básicos de saúde.

Os serviços disponibilizados são atualização de vacinas, testes rápidos para HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e prevenção do consumo abusivo de álcool e drogas. Além disso, são ofertadas consultas com médicos clínicos, enfermeiros, dentistas e acesso a encaminhamentos diversos, inclusive para a realização de vasectomia.

A ação é realizada em 50 unidades de saúde do Município e conta com uma média de público de 27 pessoas por unidade. A próxima, abrangendo o distrito sanitário de Cajazeiras, ocorrerá na Unidade de Saúde da Família (USF) da Palestina, localizada na Rua Sargento Bonifácio, s/n.

Pré-natal – A segundo ação, o Pré-Natal do Parceiro, consiste em um serviço especializado, dedicado aos pais e às famílias que planejam ter filhos. A captação é feita por meio da gestante, em qualquer um dos postos de saúde onde são acompanhadas. Elas levam um convite para os pais, para que eles também recebam acompanhamento médico.

A medida tem reduzido os casos de sífilis congênita (transmitida de mãe para filho) e tem fortalecido o planejamento familiar. Algumas das ações do Pré-Natal do Parceiro são a realização do teste rápido para HIV e outras DSTs e de exame para diagnóstico de anemia falciforme, indicação de métodos contraceptivos e orientação sobre os direitos do homem, a exemplo do direito de assistir ao parto – desde que haja consenso com a esposa.

Atendimento diário – Além das ações pontuais, o público masculino encontra atendimento em uma das 127 unidades de atenção primária de Salvador. As estruturas são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e por um Núcleo de Apoio à Saúde da Família com fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

O técnico da saúde do homem, Igor Mota, explica que a maior demanda do público masculino se dá nos serviços de urgência e emergência, devido à alta exposição ao risco e à falta de atenção à saúde. Já as especialidades que mais recebem encaminhamentos de homens, com faixa etária entre 20 e 59 anos, são cardiologia, urologia e oncologia.

Segundo Mota, a grande incidência de atendimentos com o cardiologista ocorre, justamente, pela falta de cuidados, que resulta em doenças cardiovasculares. “Por não desenvolverem o hábito de uma vida saudável e não irem ao médico, os pacientes descobrem a hipertensão e o diabetes tardiamente. Quando identificadas, as doenças já estão em estado avançado, o que dificulta o tratamento e agrava as consequências”, conta. Além desses problemas, os tipos de câncer mais comuns para esta faixa etária são os de pulmão, estômago e esôfago, devido aos maus hábitos alimentares, influência do tabagismo e do consumo do álcool em excesso.

Recomendações – Para uma vida saudável, é recomendado que os homens tenham acompanhamento médico, pelo menos, uma vez por ano, período em que devem realizar todos os exames. Além disso, é importante ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo, sedentarismo, consumo abusivo de álcool e demais substâncias psicoativas. Reduzir o stress e a ansiedade, provenientes da carga excessiva de trabalho e da ausência de lazer, e utilizar preservativo durante as relações sexuais, também estão na lista de cuidados.

SECOM 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: