EducaçãoNotíciasSalvador

Prefeitura participa de ação de “esquecimento” de livros nesta quarta (25)

Cerca de 3 mil livros deverão ser “esquecidos” pela Prefeitura nesta quarta-feira (25), em mais uma edição da mobilização nacional “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”, pela passagem do Dia do Escritor. A participação é feita através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Bibliotecas, Livro e Leitura, e acontecerá em três localidades: Estação da Lapa, o Largo Dois de Julho e a Praça da Revolução, em Periperi.

Os títulos diversos, que englobam clássicos como “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, até best sellers recentes como “Cinquenta Tons de Cinza”, de E. L. James, foram doados pelos cidadãos à FGM para a ação. Além disso, títulos da Selo João Ubaldo Ribeiro, publicado pela própria Fundação, também serão distribuídos. Um bilhete vai informar ao novo dono que o livro passa a pertencer a ele. A iniciativa conta com a colaboração de instituições parceiras como a SUP, Aliança Francesa, Circo de Um Homem Só, Dom Quixote e Grupo História de Raiz, além da gestão da própria Estação Nova Lapa.

Aproximadamente 30 agentes da instituição e parceiros participam da mobilização e vão “esquecer” livros nos pontos focais da ação. Serão deixados exemplares nos bancos dos ônibus e em pontos estratégicos da estação Lapa, com atividades das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Nesse período, haverá apresentação do Circo de Um Homem Só, nas plataformas do Subsolo; performance do grupo História de Raiz, abordando sobre a importância dos livros e da leitura, no Térreo, em frente acesso ao Metrô; além dos alunos do Projeto Dom Quixote, que realizarão dinâmicas e performances dentro do contexto da importância de ler e difundir a informação. O público também poderá conferir o “Recital de Poesia” com a participação do diretor da instituição parceira, a Aliança Francesa, Mamadou Gaya, que declamará trechos de diversos poetas nas plataformas do Térreo da Lapa, das 10h às 12h.

Já no Dois de Julho, a programação acontece das 16h às 18h, com o cortejo poético puxado pela turma da SUP – Sociedade Unificadora de Professores, com a participação especial de Bule Bule, que vai distribuir livros nos bancos da praça, nos pontos de ônibus do entorno e circulando desde o Largo do Mucambinho, passando pelos Feirantes, até chegar no Largo.

Iniciativa – A proposta é deixar um livro em qualquer lugar da cidade (ônibus, metrô, elevador, banco de praça) com um bilhete para o futuro dono ter a certeza de que pode ficar com o objeto encontrado e a sugestão de que ele também participe do movimento. Para fortalecer a campanha, a FGM sugere que todos que participarem da ação publiquem fotos e relatos em suas redes sociais com as hashtags #fizmaisumamigo e #esqueçaumlivro.

Mobilização nacional – A campanha começou em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Simples na teoria e na prática, o projeto não tem mais intenções do que espalhar livros e difundir a leitura pela cidade.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *