EducaçãoNotíciasSalvador

Operação Volta às Aulas visa minimizar impactos do aumento de tráfego

Levantamento da Transalvador mostra que o tráfego no período de aulas aumenta cerca de 38% na Av. ACM, sentido Lucaia, e 47% na Av. Luiz Viana Filho, sentido aeroporto, em comparação à época de férias escolares. E para reduzir os impactos causados no trânsito com o retorno dos alunos, promovendo um comportamento mais seguro dos condutores e de motoristas de transporte escolar, a Transalvador e a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciaram, nesta segunda-feira (09), a Operação Volta às Aulas realizada em escolas que atraem grande fluxo.
O primeiro a receber a ação foi o Salesiano de Nazaré, entre 11h e 13h, com abordagem a motoristas sobre a conduta adequada nas imediações das unidades escolares. As ações seguem no Sartre COC Itaigara (10/07), Gurilândia (11/07), Maristas (12/07) e Nossa Senhora da Conceição (13/07). Na ocasião, são distribuídos panfletos sobre boas práticas no trânsito, como a importância do uso de cinto de segurança para o condutor e para a criança e a forma adequada de transporte dos pequenos, a exemplo do uso das cadeirinhas.
Com dois eixos, um educativo e outro de ordenamento, a operação realizada semestralmente tem dado resultados. De acordo com Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito, o principal objetivo é “sensibilizar pais e motoristas de transporte escolar para um comportamento de respeito à legislação e gentileza no trânsito, principalmente nas áreas consideradas polos geradores de tráfego”, contou. Os agentes também alertam para a segurança das crianças.
Ordenamento – Durante todo o ano, a Transalvador realiza ações de ordenamento do trânsito na porta de escolas com grande fluxo de veículos. Na volta às aulas, esse trabalho é intensificado. Desde as 6h30, monitores de tráfego e agentes de trânsito acompanharão o fluxo de veículos com o objetivo de reduzir o impacto causado devido à entrada e saída de alunos das instituições. Agentes da Semob também vão acompanhar e verificar equipamentos de segurança e itens obrigatórios de transportes escolares.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *