Geral

Oficinas e seminários estimulam setor de Inovação em Salvador

É mirando o horizonte, como os velejadores da antiguidade, que Salvador aposta forte no futuro. A fórmula utiliza o investimento em conhecimento e tecnologia como receita principal. O esforço conjunto tem como braço impulsionador a Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) que, desde 2017, promove e apoia eventos do setor.

O mais recente experimento deste laboratório ocorreu na quinta-feira (27), com a realização do 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora, que se consolida e dissemina informações a partir de palestras e oficinas que apresentam experiências de sucesso nos diversos ramos do empreendedorismo e seus impactos sociais, nos campos de inclusão, cultural e jurídico, dentre outros.

Em 2018, oito eventos foram realizados pela Secis. Além do 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora, a secretaria apoiou o encontro regional Nordeste do Connected Smart Cities, em março, a Roadsec 2018 Salvador, em abril, e mais uma edição do Hackathon. Outras quatro datas estão agendadas até o fim do ano, com a realização da Agenda Bahia – Sustentabilidade do Agora, no dia 8 de agosto; a Startup Weekend, entre os dias 24 e 26 de agosto; além do Baanko Challenge Salvador 2018 e mais uma rodada da Agenda Bahia, ambos no mês de novembro.

De acordo com o secretário André Fraga, titular da Secis, esses eventos impulsionam o setor, gerando uma cadeia de incentivo que tem como objetivo desenvolver empreendimentos tecnológicos em Salvador, de modo a fortalecer o ecossistema de inovação da cidade, a partir da ampla interação entre organizações, universidades e o setor público.

“O setor de Inovação de Salvador precisa sempre de eventos deste tipo, como palestras, encontros, workshops e outros, de forma a promover o encontro físico das várias tendências do setor. Isso é essencial para manter o perfil modernizador de todo o sistema, além de promover um ecossistema de projeção cada vez mais pulsante”, assegura Fraga.

Novidades – Uma das atrações apresentadas durante o 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora foi o Sebrae Like A Boss, uma competição para startups que traz às equipes baianas a oportunidade de apresentar soluções que estejam desenvolvendo nas áreas de comércio, serviços, turismo, indústria ou economia criativa.

Para facilitar o acesso às novidades apresentadas, bem como incentivar a participação de cada vez mais agentes nesse universo, a Prefeitura está capacitando funcionários para dominarem as competências necessárias à aplicação do empreendedorismo e da inovação nas suas atuações profissionais.

Atualmente, 40 servidores municipais estão participando de uma capacitação sobre o tema. Durante o treinamento, estão sendo abordados assuntos como o sistema nacional de inovação, a influência da revolução digital nas cidades e métodos criativos para a resolução de problemas. As aulas foram iniciadas em junho e seguem até agosto. Ao todo, serão ministrados cinco módulos, com carga horária total de 56 horas.

Histórico – O ano de 2017 foi marcado pela realização do 1º Seminário Salvador Cidade Inovadora e do Hackathon + Salvador, ambos ocorridos no mês de julho. Em agosto do ano passado, a Prefeitura, por meio da Secis, apoiou mais uma edição do Agenda Bahia – Cidades. O ano foi encerrado com novas edições do Challenge Cup Salvador, do Baanko Challenge Salvador 2017 e o evento Agenda Bahia – Conexões, todos em setembro.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *