Geral

Líder 2030 Talks muda o ângulo da visão de sustentabilidade nas empresas

Gestão de pessoas é a área responsável pela busca por talentos e pela capacitação dos profissionais para o exercício cotidiano da missão das empresas

Profissionais de Recursos Humanos, uma área normalmente tida como “de apoio” em grande parte das organizações, ganharam no Líder 2030 Talks, projeto da Plataforma Liderança Sustentável, um espaço privilegiado de reconhecimento de seu papel na construção de empresas comprometidas com a gestão sustentável. No último 29 de junho 10 organizações de quase todos os setores econômicos puderam mostrar que o RH é uma área estrutural quando o tema é a construção de cultura, engajamento e compromisso da equipe com a gestão sustentável.

Propósito e relevância foram termos ouvidos com frequência no teatro da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde o CEO de Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, foi o mestre de uma cerimônia que reuniu mais de 300 executivos e especialistas para apresentações que reforçam como a área de Recursos Humanos participa das transformações não apenas das empresas, mas principalmente do perfil de governança que profissionais e sociedade determinam para a economia do século21.

Voltolini, que também é diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), colocou a expertise se sua organização a serviço de uma pauta necessária, mostrar que a governança com foco em sustentabilidade tem de fazer sentido para as pessoas, para as equipes que no cotidiano são responsáveis pela produção, pela gestão e pelo contato com clientes e com a sociedade. “A missão das organizações não deve ser tratada como meta privativa da alta gerência, precisa ser abraçada com orgulho por todos”, explica.

Para este primeiro evento, com foco em Recursos Humanos, foram analisados 80 cases de gestão de pessoas apresentados pelas empresas e realizadas 150 entrevistas. Destes, 30 cases foram desclassificados por falta de evidências em relação aos cinco critérios analisados pelos especialistas. Ao final da peneira 10 cases foram selecionados e tiveram um espaço para serem apresentados no Líder 2030 Talks.

10 Cases Selecionados

Itaú Unibanco
Duratex
Algar Telecom
Ambev
Coca-Cola
Braskem
Ultragaz
Unimed Brasil
CTG Brasil
Volvo
5 Critérios de Avaliação

Existência de Programa de Educação para o Desenvolvimento de Competências;
Existência de Programas de Autoconhecimento;
Ações Programadas on the Jobs;
Remuneração Variável condicionada ao TBL;
Existência de Estrutura de Governança com foco em Sustentabilidade;
Esse novo enfoque para os desafios de sustentabilidade das empresas, com um olhar mais aprofundado em pessoas, mostra que novos valores estão se consolidando, como a consciência, a responsabilidade e o cuidado. Estes, segundo Ricardo Voltolini, são princípios inerentes aos seres humanos, e as organizações somente podem assumi-los através da perspectiva de seus colaboradores.

O fortalecimento e a melhor preparação das equipes de Recursos Humanos estiveram presentes na fala de Daviane Chemin, vice-presidente da ABRH, que destacou o papel desse profissional inclusive em empresas de pequeno porte, onde ele atua para garantir a atração de talentos e oferecer o melhor preparo para as equipes. “Nas grandes empresas o RH tem o papel de atrair profissionais de ponta para as equipes em todas as áreas, nas pequenas empresas seu papel é oferecer as melhores oportunidades de treinamento e capacitação”, explica e aponta a sustentabilidade como um grande diferencial para profissionais e empresas.

A expectativa do time da ABRH é fortalecer uma comunidade de profissionais de Recursos Humanos, de forma a poder oferecer oportunidades de crescimento e mais momentos de troca entre pessoas que enfrentam desafios similares, em grandes e pequenas empresas. “Esse intercâmbio de experiências pode ajudar a disseminar práticas inovadoras e consolidar processos eficazes entre os diversos modelos de gestão de pessoas”, explica a vice-presidente da entidade.

Um Guia para a Sustentabilidade no RH

A consultoria Ideia Sustentável e a ABRH Brasil lançaram, durante o Líder 2030 Talks o Guia Sustentabilidade para RH: 10 Desafios, que vem assinado por Ricardo Voltolini. A publicação tem uma proposição bastante prática, colocando cada um dos passos que um profissional de RH pode seguir na busca por talentos para sua organização e como tratar os temas da sustentabilidade em programas de capacitação e treinamento.

O Guia trata principalmente de valores que devem estar presentes na gestão de pessoas, trazendo um capítulo especialmente útil sobre “Como contratar gente mais sustentável”, e muitas outras dicas que podem ajudar a tornar o trabalho do RH mais assertivo em relação às políticas de sustentabilidade de sua organização e garantir o engajamento dos colaboradores. Elaine Saad, presidente da ABRH Brasil alerta no editorial do Guia que o mundo do trabalho está passando por grandes transformações e as empresas precisam de apoio para conseguir de seus colaboradores o engajamento em sua Missão. Ela acredita que esse Guia será uma poderosa fonte de inspiração para os profissionais que se dedicam à gestão de pessoas. (Ideia Sustentável/#Envolverde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *