GeralMeio AmbienteSaúde

Fossas sépticas ecológicas estão sendo implantadas no Baixo Sul da Bahia

A Organização de Conservação da Terra (OCT), instituição apoiada pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul da Bahia, está implantando fossas sépticas ecológicas na região. A ação se deu após um estudo da OCT, realizado em 2012, que identificou como um problema no meio rural a falta de fossas sépticas adequadas em 23 imóveis rurais beneficiados pelo Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). “Quando fizemos um diagnóstico socioambiental das famílias envolvidas no PSA, observamos que 100% delas não possuíam um sistema de tratamento de esgoto apropriado, contaminando, assim, o solo, as águas e a saúde das famílias. Esse quadro nos despertou a atenção para buscamos soluções”, explica o coordenador da Conservação Ambiental da OCT, Rogério Ribeiro.

Desse modo, completa Rogério Ribeiro, a instituição decidiu implantar na região as fossas sépticas ecológicas, baseadas no modelo de Fossas Sépticas Econômicas, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Caratinga (MG) e certificada, em 2011, pela Fundação Banco do Brasil. Trata-se, segundo ele, de uma alternativa de adequação de sistemas de saneamento básico no meio rural a ser replicada na própria região. “O mecanismo é um sistema fechado de tratamento de esgoto doméstico pensado para evitar a contaminação do solo e da água. Utiliza-se três bombas plásticas de 200 litros para uma residência com até cinco moradores. Essa tecnologia possibilita tratar o esgoto por meio dos processos de sedimentação e decomposição realizados por bactérias”, detalha.

Ainda segundo Ribeiro, a instalação desse sistema possibilita conciliar a questão ambiental e econômica no aproveitamento da área no entorno das residências, destacando a implantação de sistemas produtivos agroflorestais. “O quintal é muito simbólico para a família do ponto de vista do resgate cultural, da saúde familiar e da economia. Qualquer pessoa consegue instalar essa fossa séptica ecológica, melhorando a qualidade de vida e isso despertou a atenção dos agricultores”, ressalta. Com essa proposta educacional, a OCT tem a expectativa de, até o final de 2018, realizar cinco oficinas com a instalação de 40 fossas sépticas ecológicas na adequação de quintais produtivos para famílias do Baixo Sul.

Pesquisa

Mais de 30% das casas brasileiras ainda não estão conectadas à rede de esgoto. Os dados, divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2017, apontam ainda que, somente na região Nordeste, 48,2% dos domicílios não têm fossas ligadas às redes de saneamento. Na zona rural, onde esse problema tende a ser intensificado – de acordo com a PNAD de 2013, mais de 70% dos moradores dessas regiões não possuíam sistema de fossas (A Tarde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *