GeralNotícias

Em Itaparica, gestores recebem orientações que visam a excelência da gestão

 

Gestores municipais, técnicos e colaboradores das prefeituras de Itaparica e região estavam reunidos nesta quinta-feira (26), no Centro de Convenções do Grande Hotel SESC, na terceira edição do UPB Capacita, evento gratuito que oferece orientações para o aprimoramento da gestão municipal, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e que vai acontecer em diversas regiões do estado, até o final do ano.

A prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda dos Santos, anfitriã do UPB Capacita, falou sobre a satisfação em receber o evento. “A gestão publica não se resume ao prefeito. Ela é compartilhada com todos aqueles que estão na ponta e participando do processo administrativo da cidade. Estamos aqui para fazer o entendimento da legalidade”, disse.

Na oportunidade, os participantes assistiram, por meio de vídeo, uma mensagem do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. “Reunidos com o conselho político da CNM, na semana passada, definimos as pautas do segundo semestre. A Lei Kandir, a do ISS e a Nova Lei de Licitações são prioritárias e estão prontas para que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, coloque em votação. Com muita determinação, vamos mobilizar os deputados federais”. O presidente da CNM convocou os prefeitos e municipalistas baianos para se juntarem na luta, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto.

O presidente do Consócio de Transparência na Gestão Pública Municipal (CTM) e prefeito de São Sebastião do Passé, Breno Konrad, aproveitou o momento para falar sobre a iniciativa. “Vivemos o momento de otimizar o dinheiro, que é pouco. A participação nesse Consócio de Transparência, que foi fundado em dezembro de 2014, traz a oportunidade de fazer as publicações oficiais com menor custo”, disse o prefeito ao explicar que o consócio não tem fins lucrativos.

Os representantes do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-Ba) e da Caixa Econômica Federal chamaram a atenção para o diferencial da capacitação. “A Caixa já vem trabalhando há muito tempo em prol do municipalismo e temos que resgatar a história de força dos municípios na construção da democracia do país”, disse o gerente geral da Caixa, Josué Negrão Rosa.

Vitor Maciel, o diretor de Assistência aos Municípios do TCM Bahia, que, na oportunidade representou o presidente da instituição, Francisco Netto, afirmou que a fiscalização do TCM tem o objetivo de fazer com que os recursos públicos sejam aplicados aos fins que se destinam. “O controle de contas públicas se dá como determinante para evitar desgoverno e o papel do gestor público é zelar pelo patrimônio que lhes foi confiado”, disse.

Por fim, em sua fala, o superintendente da UPB, Leonardo Minho, que representou o presidente, Eures Ribeiro, lembrou a grande vitória do municipalismo baiano, nesta quarta-feira (25), quando o TCM aprovou, por unanimidade no plenário da corte, a instrução normativa que orienta a retirada do gasto com trabalhadores terceirizados do índice de pessoal. O superintendente também falou sobre a necessidade de capacitar os técnicos da Bahia. “A UPB, como entidade participativa, está à disposição dos prefeitos e técnicos e tem o objetivo de dar conforto administrativo aos municípios e proporcionar a proatividade da gestão”, afirmou. (UPB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *