EleicõesNotícias

Eleitores com mobilidade podem requerer mudança de seção até 23 de agosto

Até o dia 23 de agosto, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá solicitar a transferência para seção especial ou qualquer outra de sua preferência, desde que dentro do seu município, e, com isso, garantir sua participação nas Eleições 2018. O novo prazo, iniciado no último dia 17, é previsto pelo Calendário Eleitoral e visa a atender aqueles que perderam o prazo de fechamento do Cadastro Eleitoral ou pessoas que passaram a ter essa condição após 9 de maio.

A transferência realizada durante esse período, em que o cadastro eleitoral está fechado, no entanto, é temporária devendo o eleitor, se assim desejar, solicitar – de modo permanente – a inclusão de seu cadastro em seção especial, quando da reabertura do cadastro eleitoral, em novembro.

Voto em trânsito

No mesmo período, de 17 de julho a 23 de agosto, o eleitor em situação regular poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito. Para isso, basta comparecer em qualquer cartório eleitoral, munido de documento oficial com foto, e indicar em qual município estará no dia do pleito. A habilitação – que pode ser requerida para o 1º, 2º ou ambos os turnos da eleição – tem caráter temporário e é possível apenas para capitais e cidades com mais de 100 mil eleitores.

Do mesmo modo, o período deve ser respeitado pelas Forças Armadas; pelas polícias (Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, civis e militares); corpos de bombeiros militares e as guardas municipais para o encaminhamento à Justiça Eleitoral de listagem para que aqueles que estiverem em serviço no dia da eleição possam votar em trânsito. 

Locais de atendimento

Na capital baiana, as solicitações poderão ser feitas nos cartórios eleitorais – localizados em prédio anexo à sede do Eleitoral baiano, no CAB – ou em outros seis postos de atendimento espalhados pela cidade. Confira: 

Unidade Horário de atendimento*
Central de Atendimento ao Público (CAP) 8h às 18h
SAC-BARRA 9h às 18h
SAC-CAJAZEIRAS 7h às 15h
SAC-COMÉRCIO 7h às 15h
SAC PERIPERI 7h às 15h
Casa da Justiça e Cidadania (CJC) 9h às 15h

*Todos os postos atendem, atualmente, sem necessidade de agendamento. TRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *