EducaçãoMunicípiosNotíciasSalvador

Centros Juvenis inscrevem para oficinas em audiovisual, ciência e tecnologia

Fotografia, robótica e até aviação são algumas das 22 oficinas gratuitas oferecidas pelos cinco Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), unidades da Secretaria de Educação do Estado, em operação em Salvador, Senhor do Bonfim, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. As inscrições para os cursos na área de audiovisual, ciência e tecnologia estão sempre abertas.
A diretora do CJCC Salvador, Isabel Cristina das Virgens, explica que o interessado deve procurar um dos centros e apresentar “cópia de RG, comprovante de matrícula em uma escola da rede estadual e uma foto. Podem participar alunos da rede pública do 9ª ano [ensino fundamental] ao 3º ano [ensino médio]. Não existe limite de idade; temos pessoas com mais de 60 anos. Nas unidades do interior, o procedimento é o mesmo”.
Todas as atividades desenvolvidas nos CJCC são interdisciplinares e interseriadas. “Meu objetivo é ter a minha empresa. Eu quero trabalhar com isso para sempre”, afirma João Pedro dos Santos, 15 anos, aluno do Colégio Central e das oficinas de robótica e games.
Mais três CJCC encontram-se em processo de implantação nas cidades de Feira de Santana, Jequié e Irecê. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.
Desenvolvimento cognitivo
No CJCC Salvador, o professor de Artes, Cultura e Práticas Corporais, Ives Quaglia, é responsável pela oficina ‘Papéis Criativos’, em que os alunos aprendem a utilizar “uma técnica de empapelamento com materiais como papéis, papelão e isopor, retirados do lixo. Estamos dentro de uma linha de cosplay e dos games, que tem valor agregado. São experiências múltiplas na produção artística usando essa técnica de empapelamento”.
A perspectiva dos CJCC é consolidar a capacidade cognitiva de fazer nexos interdisciplinares, reforçando a compreensão de fatos culturais, artísticos e tecnológicos da humanidade, além de avanços e conquistas científicas.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *