EleicõesNotíciasPolítica

Campanha pelo voto consciente incentiva eleitor a pesquisar sobre os candidatos

A campanha eleitoral terá início em menos de um mês e, entre os aptos ao voto, este ainda é um momento de dúvidas: como escolher os futuros gestores públicos? Que critérios usar para decidir? Com o objetivo de elucidar essas e outras questões, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha pelo voto consciente no pleito de 2018.

O objetivo do TSE é incentivar a importância de estar bem informado para tomar a decisão que refletirá nos rumos do país. O filme da campanha já está sendo veiculado na televisão e na internet, podendo também ser visualizado nas redes sociais do Eleitoral baiano. No vídeo, a voz do computador de bordo do veículo confunde o motorista sugerindo direções opostas, como vire à esquerda, vire à direta e vá pelo centro.

O motorista, então, decide não seguir automaticamente as sugestões, mas entender o que cada uma sugere. “A vida é feita de caminhos e escolhas e as eleições também”, diz o texto da campanha. E continua: “Eleitores que se informam sobre seus candidatos, sabem onde querem chegar. Faça do seu voto consciente o caminho para um Brasil melhor”.

A campanha do TSE pelo voto consciente também está sendo veiculada no rádio, preparando os eleitores para as informações que receberão das coligações e partidos a partir do dia 16 de agosto, data de início da propaganda eleitoral 2018, quando estará autorizada a realização de comícios e campanha na internet.

O Tribunal orienta que os eleitores pesquisem sobre a vida pregressa dos candidatos e que analisem atentamente as suas propostas. A campanha pelo voto consciente busca ainda esclarecer que votos brancos e nulos não invalidam as eleições, como acreditam alguns eleitores. O resultado do pleito é computado a partir dos votos válidos digitados nas urnas eletrônicas.

Durante os próximos meses, o TSE planeja lançar outras campanhas informativas, abordando temas como segurança do voto eletrônico, passo a passo da votação, documentos obrigatórios para votar e as regras para uso do telefone celular no dia da eleição. Para ver o que já está disponível, acesse: www.tse.jus.br/imprensa/campanhas-publicitarias. 

TRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *