Tecnologia

5 sinais de que chegou a hora de formatar o seu celular

Os smartphones são uma ferramenta fundamental no dia a dia de muitas pessoas. Por causa disso, formatar um smartphone pode ser uma tarefa bastante difícil e cheia de transtornos para o usuário. No entanto, há casos que não tem jeito: é preciso fazer uma restauração de fábrica do telefone para que ele volte a funcionar corretamente ou com menos problemas.

Para te ajudar, o Olhar Digital reuniu uma lista de sinais que indicam que é chegada a hora de formatar o seu smartphone. Confira a seguir algumas dicas e também soluções paliativas para corrigir pequenos problemas do dia a dia. Veja:

1 – O smartphone está travando muito

A lentidão dos smartphones são, normalmente, um dos primeiros sinais de que algo não está certo. Se o seu aparelho estiver demorando muito para abrir um aplicativo ou ligar, busque primeiro investigar o que pode estar acontecendo: veja se o armazenamento não está muito cheio, se as falhas não começaram após a instalação de um aplicativo ou de atualização. Confira ainda cinco dicas do Olhar Digital para acelerar o seu smartphone.

Se o seu smartphone estiver congelando e você não consegue usá-lo sem reiniciar, é provável que o problema seja ainda mais grave. Novamente, convém refletir sobre a causa do problema, mas é provável que a solução mais eficaz seja a formatação.

2 – A Bateria dura pouco

A bateria é um dos primeiros componentes a dar sinal quando algo está errado com a “saúde” do telefone. Se o seu telefone estiver descarregando muito rápido, investigue o que está drenando o componente nas configurações relacionadas do Android ou iOS. Se for um aplicativo, desinstale e veja se algo mudará. Caso seja um recurso do próprio sistema, como Wi-Fi ou um app nativo, é possível que a formatação seja necessária.

Se o seu celular estiver desligando inesperadamente, investigue se algo acontece antes de o telefone apagar. Se este for o caso, a formatação pode ser necessária. Do contrário, é possível que seja um problema físico da bateria, o que demandaria a substituição do componente.

3 – Alguns aplicativos deixaram de funcionar

Você se depara com mensagens de erro ao abrir diversos aplicativos? Ou estes param de funcionar após algum tempo? É possível que falhas de funções do sistema estejam causando esse comportamento inesperado do app. Caso você se depare com constantes erros, investigue na loja de aplicativos do seu smartphone se há reviews negativos e outras pessoas citando o mesmo erro recentemente. Do contrário, considere a formatação.

4 – O smartphone está tendo comportamento “estranho”

Se você notar algum comportamento diferente do seu smartphone, como a exibição de propagandas ou envio de mensagens desconhecidas para os seus contatos, é possível que este tenha sido infectado por vírus. Para eliminar a ameaça, considere utilizar um dos antivírus testados pelo Olhar Digital. Caso o aparelho continue apresentando problemas, faça uma formatação do telefone.

5 – O aparelho esquenta muito, mesmo quando em repouso

Outro sinal bastante comum de que algo não está bem com o smartphone é a elevação da temperatura do aparelho, especialmente quando este está com a tela desligada. É possível que algum aplicativo ou componente esteja utilizando recursos em segundo plano. Se o seu aparelho é Android, é possível consultar isso facilmente nas configurações do sistema e bloquear os vilões. Caso o culpado seja uma ferramenta do sistema, é provável que apenas a formatação resolva o problema.

Se for formatar, um aviso:

Caso decida por formatar o seu smartphone, há sempre alguns detalhes que são muito importantes seguir. Primeiramente, jamais faça isso sem fazer uma cópia dos seus arquivos pessoais para evitar perdas de informações. Além disso, instale apenas o necessário após a formatação para evitar sobrecarga ou volta de antigos problemas ao smartphone.(Olhar Digital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *