NotíciasSalvador

Idosos ganham mais conforto com novo Abrigo D. Pedro II

“Agora estamos em uma verdadeira suíte. Só tenho que agradecer”. A declaração de dona Lígia Santos, de 87 anos, reflete o sentimento dos 60 idosos que agora contam com a nova estrutura do Abrigo D. Pedro II, administrada pela Prefeitura e localizada na Rua Juiz Orlando de Melo, em Piatã. A entrega do espaço, realizada nesta quarta-feira (20), contou com uma programação especial que envolveu música, dança e muita animação.
Moradora do abrigo há 46 anos, dona Margarida de Jesus, de 97 anos, foi quem comandou a sanfona e alguns versos da canção “Luar do Sertão”, de Luiz Gonzaga, com coro formado por colegas da instituição. Já o ponto curioso da festa ficou mesmo com dona Francisca Almeida, mais conhecida como dona Chica, de 73 anos, que cantou uma versão de “Dona Maria” adaptada para o prefeito ACM Neto.
Acompanhado do vice Bruno Reis e do secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Isnard Araújo, demais autoridades e corpo técnico da instituição, o prefeito salientou que, desde 2013, tem acompanhado atentamente a situação do Abrigo D. Pedro II. Ele salientou que, antes mesmo de resolver a questão da reforma da antiga sede, na Avenida Dendezeiros, foi determinado que fosse encontrado um novo imóvel para abrigar com segurança todos os idosos da instituição.
“Já há algum tempo a Prefeitura devia um local com mais conforto para os idosos. Eles viviam em um local sem condições de segurança e qualidade de vida adequados. Decidimos alugar este imóvel e prepará-lo inteiramente para os nossos idosos, que vão ter todo o conforto e assistência de vários profissionais, além de toda a estrutura necessária. São pessoas que fizeram tanto por nós e que merecem essa atenção especial da Prefeitura”, afirmou ACM Neto.
Estrutura – Administrado pela Semps, o novo abrigo conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem, dentista e assistentes sociais. Além de acompanhamento médico, são oferecidas atividades sociais e de lazer para as pessoas atendidas.
A transferência dos idosos para Piatã prioriza o bem-estar dos abrigados. Isso porque o prédio do Abrigo D. Pedro II, localizado na Avenida Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem, precisa de reformas estruturais nas dependências.
Após ter passado por adequações necessárias, o novo local recebeu a vistoria da Vigilância Sanitária e a visita de representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Todos emitiram parecer favorável ao local.
A decisão sobre a transferência dos idosos foi tomada após audiência pública realizada entre o MP-BA e a Procuradoria Geral do Município, no dia 5 de dezembro. Para realizar os reparos necessários no Abrigo Dom Pedro II, a Prefeitura precisa de autorização e orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por ser um imóvel tombado pelo órgão.
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *