EducaçãoNotíciasSalvador

Iceia ganha novo teatro e vira centro de formação e eventos

O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (antigo Iceia), no bairro do Barbalho, em Salvador, passou por reforma e foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos. Nesta quinta-feira (7), o governador Rui Costa inaugurou as novas instalações da unidade, que recebe o XIX Encontro Internacional Virtual Educa até esta sexta (8).
“Um desafio grande não apenas para a Bahia e para o Brasil, mas para toda a humanidade, é como ensinar e como motivar toda essa juventude sintonizada com as redes sociais e as novas tecnologias, além de o que ensinar. Quais profissões vão sobreviver daqui a 20 anos? Quem está no ensino fundamental precisa de quais habilidades para se inserir no mercado de trabalho futuramente? A revolução tecnológica redefine o jeito de aprender. Estamos trocando experiências aqui a fim de construir uma gestão educacional inovadora”, afirmou Rui.
Sobre a reforma, o governador destacou que o Iceia “foi repaginado. Ele ficou muito bonito. Não estudei no Iceia, mas sempre frequentei, até porque estudei aqui perto, na Escola Técnica”. 
Com investimentos de R$ 4 milhões, as obras compreenderam um novo teatro, com mais de 1,3 mil lugares; um complexo poliesportivo com quadras, piscina semiolímpica e ginásio; um hotel-escola e restaurante-escola para formação nas áreas de hotelaria e culinária; praça da ciência; foyer para vernissage de obras produzidas pelos estudantes; praça de alimentação com capacidade para cerca de mil pessoas e cozinha industrial.
O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, ressaltou que “além da estrutura física, o Iceia inaugura uma nova era pedagógica. Ele volta a ter multi frentes, diversos cursos, formação e centro de eventos. Teremos curso de teatro, de ciência da computação e de formação de professores. É, portanto, um novo equipamento, mas com uma nova pedagogia do Estado”.

As obras priorizaram a estrutura de concreto (vigas, pilares e lajes). Fazem parte das melhorias a recuperação de toda a cobertura (telhados); substituição de pisos das salas e em outras áreas, com cerâmicas de alta resistência; reforma dos sanitários, dos vestuários, das quadras, do ginásio de esporte e da piscina coberta; restauração das esquadrias (madeira e metálica); troca de toda a parte elétrica e reparos na hidráulica, além de pintura interna e externa total.
Virtual Educa
Com o tema ‘Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único’, o Virtual Educa começou na última terça (5) e já recebeu mais de cinco mil visitantes. Oficinas, palestras e encontros de educadores do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África fazem parte da programação. O evento também inclui apresentação de trabalhos acadêmicos de estudantes e professores. A programação completa está disponível no Portal da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *