NotíciasSaúdeTecnologia

Facebook e a ferramenta para incentivar doação de sangue

Doadores de sangue de todo o país poderão receber notificações quando os bancos de sangue próximos realizarem eventos para atrair voluntários ou fizerem solicitações urgentes para reforçar o estoque de sangue. Para isso, é necessário se cadastrar na nova ferramenta do Facebook, lançada em São Paulo, resultado de um trabalho conjunto da plataforma com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, para garantir que essa ferramenta possa beneficiar pessoas em todo o Brasil.

As pessoas poderão se registrar como doadoras de sangue no Facebook e serão notificadas quando existirem oportunidades de doação por perto. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa, e esta será mais uma ferramenta para ajudar.

Para o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag, a ferramenta vai incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. “Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível – e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. Esperamos que este incentivo ajude a conscientizar a população e aumentar a fidelização de doadores regulares”, avalia.

Essa também é a expectativa do Facebook com a ferramenta, que também está disponível na Índia, em Bangladesh e no Paquistão, onde mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue na rede social. “Esperamos que, ao aumentar a conscientização e fornecer ferramentas para os bancos de sangue se conectarem àqueles dispostos a ajudar, podemos facilitar o processo de doação”, afirma Nathalie Gazzaneo, Gerente de Políticas Públicas do Facebook.

Construindo uma base de doadores

Quem usa o Facebook no Brasil já pode se registrar como doador de sangue em seu perfil ou acessando facebook.com/donateblood. Essas informações permanecerão, por padrão, privadas e definidas com visibilidade “Somente Eu”, mas as pessoas poderão compartilhar seus status de doadoras mais amplamente.

Dentro do próximo mês, a ferramenta tornará mais fácil o contato das organizações de saúde com os doadores de sangue, no Facebook. O trabalho começa com em seis bancos de sangue centrais: HemoCe (Ceará) na região Nordeste, HemoPA (Pará) na região Norte, HemoSC (Santa Catarina) no Sul, Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília) no Centro-Oeste, e, na região Sudeste, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo).

Juntos, eles têm 64 postos de coleta e abastecem mais de 1000 hospitais e organizações de saúde por todo o país. Além disso, futuramente o Facebook vai estender a ferramenta a outros bancos de sangue e unidades de saúde.

Quando os usuários serão notificados

• Quando os bancos de sangue estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Os doadores verão a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. O solicitante não poderá ver nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder.

• Quando os bancos de sangue realizarem uma campanha de doação de sangue, poderão criar um evento no Facebook e os doadores próximos serão automaticamente notificados. Esses doadores verão o evento e, caso queiram, poderão indicar se pretendem comparecer ou estão interessados em ir.

Para saber mais sobre a iniciativa e se cadastrar como doador de sangue, basta acessar facebook.com/donateblood. Organizações interessadas em usar a ferramenta para aumentar doações de sangue poderão entrar em contato por aqui .

Blog da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *