Saúde

Alimentos que dão e alimentos que roubam sua energia

Ao mesmo tempo em que existem aqueles alimentos que dão um gás no nosso metabolismo e em nossa disposição, há as opções que, ao contrário, nos deixam com sensação de moleza e cansaço. A nutricionista Rachel Faria, do Rio de Janeiro, explica por que isso acontece e ensina o que evitar e o que incluir na dieta se você anda com aquele desânimo. Confira!

5 ALIMENTOS QUE DÃO ENERGIA

Chocolate meio amargo

Essa delícia é fonte de cafeína, que aumenta a energia, e de polifenóis, poderosos antioxidantes, substâncias que protegem o corpo de doenças e potencializam a ação da cafeína, aumentando, portanto, o estado de atenção e alerta. Mas, para colher os benefícios, é preciso consumi-lo nessa versão – nada daqueles cheio de açúcar e gordura, ok? Senão, o efeito é rebote!

Açaí

Mesmo com alto valor calórico, o açaí é uma ótima fonte de energia. A fruta ganha pontos por ter baixo índice glicêmico (velocidade com que o alimento libera glicose para a corrente sanguínea), impedindo que a energia vire gordura estocada rapidamente. Além disso, é rico em gorduras boas, minerais e vitaminas, que estimulam o metabolismo energético. Porém, como é um alimento muito denso e de alto valor calórico, deve ser consumido com moderação (de preferência, antes do treino).

Banana

A fruta é rica em carboidrato (essencial para dar energia) e possui boa quantidade de magnésio, o que faz com que esse carboidrato gere energia com mais eficiência. Só não vale consumir o alimento e não gastar a energia, ok?

Oleaginosas

Castanhas, nozes, amêndoa, avelã e amendoim são boas fontes de energia porque contém nutrientes que estimulam o funcionamento do cérebro.

Goji berry

São alimentos com uma grande quantidade de antioxidantes. Essas substâncias, além de prevenir o envelhecimento, ajudam a eliminar as toxinas presentes no corpo, estimulando o bom funcionamento do organismo e os mecanismos energéticos.

5 ALIMENTOS QUE ROUBAM SUA ENERGIA

Fritura

Alimentos fritos, empanados e salgadinhos, possuem as chamadas gorduras ruins (trans, saturadas e interesterificadas), que dificultam a digestão e fazem com que os nutrientes que nos fornecem energia cheguem mais lentamente à corrente sanguínea. Além disso, refeições muito gordurosas e pesadas desviam um grande fluxo de nutrientes para o processo digestivo, fazendo com que o cérebro receba menos desses nutrientes necessários para a energia.

Doces

O açúcar é a maior fonte de energia para o nosso cérebro. Porém, quando ele chega em grande velocidade (e quantidade) no sangue, caso dos alimentos de alto índice glicêmico, como os doces em geral, o pâncreas produz picos de insulina, fazendo com que pouco tempo depois do consumo desses alimentos, a pessoa se sinta sem energia e necessitando de mais glicose.

Corantes e conservantes

Essas substâncias estão presentes em quase todos os industrializados e, em excesso, têm um comportamento tóxico no corpo que rouba nossa energia por impedir o funcionamento adequado dos mecanismos energéticos.

Café

Você não está enganada: a cafeína é, sim, um excitante cerebral. Porém, segundo a nutricionista Rachel Faria, quando consumido em excesso, a substância gera um desgaste e desequilíbrio na produção de neurotransmissores que nos mantém alertas, gerando uma dependência cada vez maior da cafeína para que o corpo tenha energia.

Bebida alcoólica

Além de conter um altíssimo índice glicêmico, o álcool, em excesso, sobrecarrega o fígado e impede o seu bom funcionamento, que é, entre outras funções, eliminar as toxinas do nosso corpo que a longo prazo impede os mecanismos energéticos. Além disso, a absorção de vitaminas do complexo B, principalmente a tiamina (vitamina B1), muito presente no processo de geração de energia para o corpo, é prejudicada, dando aquela sensação de exaustão e cansaço, logo depois. (Claudia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *