NotíciasSalvadorTurismo

Salvador participa da 16ª Semana de Museus com programação especial

A 16ª edição da Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (14), e alguns espaços de Salvador terão uma programação diversificada para marcar a ocasião. Em todo o Brasil, mais de 1,1 mil espaços estarão envolvidos nesta edição do evento. Em 2018, o tema que norteia a programação é “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”, que busca promover diálogos sobre o novo modelo de interação dos museus com o seu entorno após o impacto da conectividade digital. A visitação aos Fortes Santa Maria, São Diogo e à Casa do Rio Vermelho será gratuita entre os dias 17 e 20 de maio – lembrando que na quarta-feira (16), a entrada aos espaços também é franca.
No espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, situado no Forte de Santa Maria, admiradores do fotógrafo e etnólogo francês poderão conhecer sua trajetória através do documentário “Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre dois mundos”, que será exibido no local. Na obra audiovisual, o cantor e compositor Gilberto Gil narra a história de Verger através de depoimentos de Jorge Amado, Zélia Gattai, Mãe Stella, Dona Ceci, entre outras personalidades. O documentário foi lançado em 1999 e tem direção de Lula Buarque de Hollanda. As sessões de exibição ocorrem na quinta-feira (17), às 17h, e no sábado (19), às 15h30. As senhas de acesso serão distribuídas no dia da exibição, a partir das 14h, na bilheteria do forte.
Já no espaço Carybé de Artes, no Forte de São Diogo, a história do livro de Jorge Amado “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” será contada através das ilustrações do artista Carybé. Duas exibições estão programadas para esta atividade: uma na sexta-feira (18), às 17h, e outra no domingo (20), às 16h. As senhas de acesso também poderão ser adquiridas nos dias dos eventos, a partir das 14h, na bilheteria do forte. A sala está sujeita à lotação. Ao longo da semana, ainda estão previstas exibições da projeção mapeada das obras de Carybé, a partir das 18h, na fachada do Forte de São Diogo.
Em ambos os espaços, tanto no Pierre Verger da Fotografia Baiana quanto no Carybé das Artes, é possível realizar visitas guiadas às 11h e 17h30. A proposta é que os visitantes mergulhem na história através de uma experiência singular.
Casa do Rio Vermelho – Seguindo a proposta da temática da Semana de Museus deste ano, a Casa do Rio Vermelho vai realizar entre os dias 16 e 20, sempre às 15h, uma visita “diferente” ao espaço. O tour guiado vai hiperconectar a casa, fazendo um passeio pela história do imóvel e mostrando a sua transformação em memorial. Em homenagem ao mês de maio, foi montada também uma exposição temporária intitulada “Mês das noivas: do criador à criatura”. As peças expostas fazem uma conexão com a fábula ‘O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá’, que fala de um amor considerado impossível, mas com força suficiente para romper barreiras.
Além disso, a Casa do Rio Vermelho vai selecionar, no mesmo período citado anteriormente, fotos de soteropolitanos indicadas nas redes sociais com a hashtag #EuNaCasaDoRioVermelho. A melhor imagem do dia, selecionada às 17h, ganhará destaque nos perfis oficias do memorial no Facebook e no Instagram. A proposta pretende aproximar ainda mais o público da casa, usando como recurso as redes sociais.
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *