NotíciasSalvador

Música e cultura afro movimentam espaços Boca de Brasa em Cajazeiras e Subúrbio

Os espaços Boca de Brasa, administrados pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), prosseguem com a programação gratuita a todo o vapor, identificando e dando visibilidade às produções artísticas realizadas nos bairros de Salvador. Esta semana, acontece mais uma edição do Palco Aberto no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360, e o Workshop Musical do Espaço Cultural Boca de Brasa Juventude Ativista de Cajazeiras – JACA, em Cajazeiras.
No Palco Aberto, que começa às 16h do domingo (20), a série de atrações engloba o espetáculo Monacrespa, do grupo Focus Moda. A atividade tem como objetivo apoiar propostas culturais que tenham por prioridade a preservação e a promoção das culturas identitárias afrobrasileira, cigana, indígena, LGBT, sertaneja, de gênero e etária (infância, juventude e idoso). Além disso, visa mostrar aos alunos que moda é muito mais do que apenas desfilar na passarela e usar o estilo que está em alta – é comportamento, conhecimento, postura, cultura e identidade.
Os meninos do grupo Mete Dança – John, Alessandro, Wiliam e Gustavo – prometem fazer todo mundo dançar muito com as coreografias do momento. A maquiadora Dan Enzi (Make By Dan) vai bater um papo sobre maquiagem para mulheres negras, mostrando as últimas tendências e o que existe no mercado. A voz da periferia vai ser ouvida no show de rap do grupo TMJ, de Periperi.
O Mc Feijão vai representar, nas próprias músicas, os sentimentos e vivências no cotidiano da comunidade onde mora e nasceu, no bairro de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário. As letras refletem a realidade dos jovens negros moradores da favela, que convivem com conflitos próprios da juventude e as violências cotidianas, mas de forma positiva. “Sou Favelado”, “Use, Cultive e Preserve” e “O Saber de Transformar”, que trazem mensagens de superação e fortalecimento da identidade da juventude negra.
O Coletivo Nós Chegou também estará presente com o recital de poesias. A apresentação será feita por Lívia Natália, que é poeta, escritora, doutora em Literatura e professora adjunta de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia; e por Gedeon Santos, jovem de apenas 17 anos, morador do Bairro da Paz.
O Palco Aberto é uma maneira de levar entretenimento e cultura gratuitamente à comunidade do Subúrbio, além das oficinas e palestras. “A essência do Palco Aberto, como o próprio nome diz é abrir o palco para apresentações de artistas, grupos e instituições culturais do entorno do Boca de Brasa, do região do Subúrbio”, destaca o gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis.
Cajazeiras – Já em Cajazeiras, o Workshop Musical do Espaço Cultural Boca de Brasa – JACA acontece no sábado (19), às 15h, na praça de Cajazeiras V. O evento terá como atração o DJ Bandido, que trará seus alunos da Oficina de Beat Maker do Projeto Ubocaboca, realizado no espaço. Durante o evento, acontecerá também a famosa Batalha na Praça, onde MC´s de Cajazeiras e adjacências promovem um verdadeiro show de rimas e poesia.
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *