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INSS começa a aprovar benefícios pela internet e telefone

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) iniciou uma nova etapa na aprovação e concessão de benefícios previdenciários: a partir da próxima segunda-feira (21), cidadãos poderão requerer salário maternidade e aposentadoria por idade urbanos pelo telefone e pela internet. Além disso, a partir da próxima quarta-feira (24), o atendimento para 21 serviços vai ser em data e hora agendada por esses canais. Entenda quais os benefícios para os cidadãos.

INSS começa a aprovar benefícios pela internet e telefoneMais comodidade

O principal benefício é fazer tudo de casa, pelo telefone, celular ou na tela do computador. Basta ligar para o número 135 ou acessar o Meu INSS. Em breve, todos os benefícios poderão ser solicitados e concedidos por esses meios. Por enquanto, a partir da próxima segunda-feira (21), o segurado já vai poder acompanhar remotamente processos de salário maternidade e aposentadoria e só precisará comparecer às agências do INSS se for chamado.

INSS começa a aprovar benefícios pela internet e telefoneMenos burocracia

Se o INSS já tiver registrado em seus sistemas os dados e informações necessárias para autorizar a concessão do benefício ao segurado, a aprovação será automática, sem que o cidadão precise sair de casa. Isso significa, sobretudo, economia de tempo. “Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência”, informou, em nota, o INSS.

INSS começa a aprovar benefícios pela internet e telefoneFim das longas esperas

A rapidez e economia de tempo também se aplicam à análise dos benefícios. Ou seja, a espera entre a solicitação do salário maternidade e aposentadoria por idade urbanos e a resposta será mais curta. O plano do INSS são é, em breve, disponibilizar esses serviços para outros benefícios.

Agendamento pela internet e telefone

A partir da próxima quarta-feira (24), mais 21 serviços passarão a ter data e hora certa para o atendimento, que será agendado pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. Confira quais são:

  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – declaração de saída definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – retificação de DIRF
  • Cadastrar declaração de cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
  • Cadastrar ou renovar procuração
  • Cadastrar ou renovar representante legal
  • Desbloqueio do benefício para empréstimo
  • Desistir de aposentadoria
  • Emitir certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte
  • Emitir certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS
  • Reativar benefício
  • Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar cota de pensão por morte ou auxílio-reclusão
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
  • Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir benefício para outra agência

Fonte: Governo do Brasil, com informações do INSS

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