EsporteInternacionais

Fifa anuncia árbitros de vídeo para a Copa do Mundo; um é brasileiro

Com um brasileiro e três italianos, a Fifa selecionou nesta segunda-feira 13 árbitros que vão operar o sistema de árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês para Video Assistant Referee) na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Entre eles está o brasileiro Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana. Ele faz parte do quadro da entidade há cinco anos e vai ser árbitro de vídeo com outros três assistentes italianos: Daniele Orsato, Paolo Valeri e Massimiliano Irrati. Completam a lista seis árbitros de países europeus, dois da América do Sul e outro da Ásia.

De acordo com a entidade que rege o futebol no mundo, a seleção dos árbitros, todos em atividade, foi feita pela experiência que eles possuem com o sistema. Além disso, outro critério analisado foi a participação dos profissionais em cursos de preparação da Fifa.

Leia também: No Brasil, figurinhas do álbum da Copa são as mais baratas do mundo

Confira abaixo
Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol)

Mauro Vigliano (Argentina)
Gery Vargas (Bolívia)
Wilton Sampaio (Brasil)

UEFA

Bastian Dankert (Alemanha)
Felix Zwayer (Alemanha)
Danny Makkelie (Holanda)
Daniele Orsato (Itália)
Massimiliano Irrati (Itália)
Paolo Valeri (Itália)
Pawel Gil (Polônia)
Artur Dias Soares (Portugal)
Tiago Bruno Lopes Martins (Portugal)

AFC (Associação Asiática de Futebol)

Abdulrahman Al Jassim, do Catar

A Fifa ainda confirmou que alguns árbitros e assistentes selecionados para apitarem jogos do Mundial também vão trabalhar operando o VAR.

Leia também: Vai ver a Copa na Rússia? Saiba se é melhor usar rublo ou cartão de crédito

O sistema de árbitro de vídeo foi testado nesta temporada nos Campeonatos Italiano, Espanhol e Alemão, mas seu uso é ainda muito contestado por dirigentes de clubes, jogadores e torcedores. A Copa do Mundo começará no dia 14 de junho, com a partida entre Rússia e Arábia Saudita, no Estádio Lujniki, em Moscou.

(iG )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *