EducaçãoNotícias

Enem 2018: tire suas dúvidas sobre o exame

O Exame Nacional do Ensino Médio completa 20 anos em 2018 e traz novidades para esta edição. O tempo de realização do segundo dia de provas foi ampliado: os candidatos terão cinco horas para resolver as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Outra mudança é que, pela primeira vez, quem fez o pedido de isenção precisa também se inscrever no exame entre 7 e 18 de maio. As regras do Enem são publicadas em todas as edições no edital e na Cartilha do Participante. Tire outras dúvidas para se sair bem nas provas:

Quem pode se inscrever no Enem?

O enem aceita candidaturas de qualquer pessoa. Contudo, apenas os inscritos que tiverem 18 anos ou mais, além de já terem completado o Ensino Médio, poderão usar a nota para concorrer a vagas no ensino superior. Caso contrário, participam do exame como treineiros.

Quem tem direito ao atendimento específico e especializado?

No momento da inscrição, os candidatos precisam indicar se necessitam de atendimento específico ou especializado para o dia das provas. Portadores de baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia têm direito ao atendimento especializado, e a confecção do caderno de prova permite que respondam às questões. Já o atendimento específico é destinado a gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar.

Como usar o resultado do Enem?

Uma das principais finalidades do exame é ser uma das ferramentas de acesso ao Ensino Superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas é ambém por meio do Enem que os candidatos podem concorrer a vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mantém convênios com mais de 29 instituições de ensino em Portugal que aceitam a nota do Enem na hora de selecionar estudantes brasileiros.

O que levar no dia das provas?

O exame vai ocorrer em dois domingos consecutivos: 4 e 11 de novembro. Os candidatos precisam levar o documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que guardar no porta-objetos?

No dia do exame, os aplicadores entregam aos candidatos um guarda-objetos destinado aos objetos proibidos durante a prova, como eletrônicos, lápis, caneta que não seja feita de material transparente, borrachas, livros, calculadoras, fones de ouvido, assim como óculos e chapéus. Sobre a mesa devem ficar apenas a caneta feita em material transparente e o documento de identificação.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *