CiênciaNotíciasSaúde

Cientistas criam método mais barato e efetivo para detectar mosquito com zika

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma nova técnica para detectar mosquitos infectados com o vírus da zika, que seria 18 vezes mais rápida e 110 vezes mais barata que as utilizadas atualmente, informaram nesta quinta-feira (24) fontes acadêmicas.

“Podemos identificar rapidamente os mosquitos que estão infectados com o vírus da zika para que as autoridades de saúde pública possam tratar as áreas afetadas antes que se propague aos humanos”, disse Maggy Sikulu-Lord, da Universidade de Queensland (UQ) da Austrália.

Sikulu-Lord e Jill Fernandes constataram que a espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS, em inglês) é mais eficiente para detectar a presença do vírus, já que “só implica na projeção de um raio de luz nos mosquitos para utilizar essa informação para determinar se estes estão infectados”.

Até o momento, a tecnologia NIRS mostrou uma efetividade de 94% a 99% na identificação de mosquitos infectados em estudos realizados em condições de laboratório no Brasil.

Os pesquisadores, que estão analisando o nível de precisão da ferramenta em condições naturais no Rio de Janeiro, esperam que a técnica possa ajudar a detectar outras doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e malária.

No estudo participaram também Rafael de Freitas e a equipe da Fundação Oswaldo Cruz do Brasil; John Beier, da Universidade de Miami; e Floyd Dowell, do departamento de Agricultura dos Estados Unidos.(Bem Estar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *