NotíciasSalvador

Campanha Maio Amarelo faz ação educativa em semáforos da cidade

A Transalvador promoveu nesta segunda-feira (16) mais um dia de ação de conscientização para a campanha do Maio Amarelo, movimento que visa mobilizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No início da tarde, sete agentes se reuniram próximo ao Largo dos Mares para distribuir panfletos informativos e expor cartazes e faixas com mensagens educativas como: “Todos juntos fazem um trânsito melhor”, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, “Avance no respeito, não avance na faixa”, “Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro”.
A abordagem foi feita na sinaleira da Rua Martins Tourinho. Motociclistas, motoristas e ciclistas que passavam pelo local recebiam três tipos de cartilhas informativas, específicas para cada tipo de condutor, pontuando direitos, deveres e dicas de segurança. Dentre as orientações dispostas nos panfletos para os motociclistas estavam: usar capacete e exigir que o carona também utilize o equipamento. Para os ciclistas, o informativo dava dicas de tráfego e segurança em pistas, ciclovias, ciclofaixas, meio-fios e passeios. Para os condutores de carros, as instruções ensinavam a respeitar a faixa dos pedestres, transitar em velocidade moderada e sempre usar o cinto de segurança.
As ações do Maio Amarelo, que contam com parceria da empresa Nutricash,  acontecem nos semáforos desde o dia 3 na Av. Sete de Setembro, Campo Grande, Cidade Baixa e Brotas. Em paralelo a essa iniciativa, outras medidas educativas acontecem em escolas públicas, privadas e empresas. “A campanha é para conscientizar as pessoas que pequenas ações fazem grande diferença no trânsito”, explica o chefe do setor de campanhas educativas da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), Lenildo Galdino. Na ocasião, uma agente simulou atravessar a faixa de pedestre como cadeirante. A ideia era mostrar, para os motoristas, que pessoas com deficiência precisam ter preferência na hora de atravessar uma via.
A Transalvador promove nos ainda no próximo dia 18 palestra de conscientização e direção defensiva para motoristas profissionais nas garagens das empresas de ônibus. Já nas manhãs e tardes dos dias 18, 19, 22 e 24 de maio, as palestras serão voltadas para um público diferenciado: os filhos de motoristas de ônibus do Consórcio Integra Salvador Norte. A ação especial busca envolver ainda mais o profissional, estimulando o trânsito seguro também no meio familiar, fazendo dos pequenos agentes multiplicadores em seus lares. Os motoristas da Prefeitura de Salvador, atuantes nas Prefeituras-Bairro, também participarão de palestra na Transalvador, marcada para 14h do dia 26. Todos receberão orientações de conduta adequada no trânsito.
Números – Até o momento, as atividades do Maio Amarelo junto ao Consórcio Integra – composto pelas concessionárias Salvador Norte, OT Trans e Plataforma -, reuniram 180 condutores, faltando ainda dois dias de atividades. Ao todo, 981 crianças das escolas públicas e privadas, incluindo Colégio Militar de Dendezeiros, participaram de palestras neste Maio Amarelo, e 2 mil folhetos sobre educação no trânsito foram distribuídos para motociclistas.
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *