Salvador

Agentes de trânsito criam procedimento emergencial para prevenir agressões

Os agentes de trânsito criaram em assembleia, nesta quarta-feira, 9, um procedimento emergencial de segurança com o intuito de diminuir a exposição dos profissionais durante o trabalho. A medida foi tomada após as ocorrências de agressão contra os trabalhadores.

O documento foi protocolado na sede da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). De acordo com a Associação de Servidores de Trânsito (Astram), o procedimento é um paliativo enquanto a Câmara de Vereadores não vota o Projeto de Lei 368/15, que autoriza o uso de armamento não letal pela categoria. A expectativa era que o projeto fosse posto na pauta desta quarta, mas os vereadores recuaram.

“Como a Câmara de Vereadores decidiu não colocar o projeto em votação, resolvemos criar procedimentos paliativos, que devem ser implantados imediatamente, para melhorar as condições de segurança da categoria, evitando assim que algo de pior aconteça com algum agente de Trânsito ou Transporte”, informou André Camilo, presidente da Astram, por meio de nota.

O procedimento estabelece um número maior de agentes trabalhando juntos. Por exemplo, eles querem que as viaturas só saíam com no mínimo três agentes. Atualmente, a orientação é sair em dupla, mas também há casos de ocorrências atendidas por apenas um profissional, como aconteceu quando o agente Raylson Raimundo Oliveira, de 64 anos, foi agredido por um motorista que estacionou em vaga reservada para idosos.

No caso de remoções de automóveis, por exemplo, a Astram sugere que sejam enviadas duas viaturas com seis servidores.

A assessoria da Transalvador foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre a viabilidade de aplicar os procedimentos propostos pelos trabalhadores.(A Trade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *