Geral

Solução inteligente para estacionamento em cidades ganha prêmio

O Grupo Pare Bem, detentor do sistema EXP Smart Parking, que gera soluções inteligentes de gerenciamento de estacionamentos públicos e rotativos para grandes e médias cidades, recebeu o prêmio Inova Cidade, durante o Smart City Business America Congress & Expo, principal evento que discute sobre o ecossistema de Cidades Inteligentes da América Latina. O Grupo se destacou com o case de negócio com o uso de tecnologias de sensoriamento, telecomunicações e de meios de pagamento para inovar e proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
A iniciativa consiste em uma solução inteligente de estacionamentos públicos tanto para usuários como para os administradores. A base principal da inovação é composta por TAGs, uma etiqueta translúcida e de alta resistência, instaladas nos veículos. Essas etiquetas inteligentes se comunicam com sensores instalados na superfície do asfalto e que estão conectados a uma Central de Comunicação Sem Fio. A combinação dessas diferentes tecnologias possibilita a identificação de locais para estacionamento pelo motorista, assim como a tarifação automática, conforme o tempo de utilização.
A Central de Comunicação Sem Fio, que pode estar localizada em postes ou em qualquer superfície, intermedia os dados enviados dos sensores no asfalto para a Central de Gerenciamento. As Centrais se comunicam por rede sem fio de radiação restrita e transmitem estas informações por rede GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) de dados. Ambos são alimentados por painéis solares e bateria interna, eliminando a necessidade de infraestrutura para alimentação externa, o que, além de conferir um visual moderno, adiciona o aspecto sustentável à solução.
A inovação oferece ainda monitoramento, em tempo real, da disponibilidade de vagas e o envio de informações para os usuários por meio de diversos sistemas de informação, como, por exemplo, aplicativos de smartphones. E, ainda a coleta de dados (Big Data) pelo sistema de gestão, o que fornece uma série de indicadores de desempenho para a administradora.
A novidade já está funcionando em oito cidades, entre elas, Andradina (SP), Araguari (MG), Atibaia (SP), Catalão (GO), Dourados (MS), Rio Verde (GO), São Vicente (SP) e Poços de Caldas (MG). Em Catalão, por exemplo, a EXP Smart Parking opera mais de 2 mil vagas de estacionamento rotativo em vias públicas, com diferentes limites de permanência e tarifas. Após a implementação, o tempo médio de permanência do usuário diminuiu para 28 minutos por vaga, com decréscimo de 80% no tempo de busca. Isso influenciou diretamente no aumento da receita do comércio em 15% e acréscimo de arrecadação municipal, agregando valor para toda a cadeira produtiva envolvida, já no primeiro ano de operação. (#Envolverde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *