NotíciasSalvador

Resultado da licitação do VLT é adiado para 25 de abril

O resultado da licitação para implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador foi adiado mais uma vez. Agora será anunciado no dia 25 de abril, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, a partir das 14h. A informação é da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom).

Inicialmente, a empresa que iria implantar e operar o transporte seria anunciada nesta quarta-feira (4). Entretanto, a Secom informou que o Governo do Estado decidiu adiar o resultado do processo licitatório por considerar grande o número de consultas e dúvidas que ainda estão sendo esclarecidas pelas empresas interessadas.

A decisão do adiamento foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de 29 de março.

Adiamentos

Após uma série de suspensões desde o lançamento em 2015, o edital de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Salvador, foi relançado em janeiro deste ano. O contrato será por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

O projeto prevê a substituição dos trens que ligam o bairro de Paripe à Calçada, num percurso de 13,6 km. Com o novo modal de transporte, o sistema deve ser ampliado e se estender entre a Avenida São Luiz, em Paripe, e o bairro do Comércio. São 4,9 km a mais de trilhos, que, integrados aos existentes, farão o VLT percorrer um total de 18,5 km de extensão e 22 estações.

O valor de investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão. As obras serão iniciadas 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo de 24 meses para conclusão.

Diferente do atual sistema que liga o subúrbio à Calçada, o VLT é composto por trens mais leves. A perspectiva é de beneficiar, diretamente, os mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A capacidade diária do modal é de transportar 100 mil usuários.(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *