NotíciasPolítica

PGR abre procedimento para investigar entrevista de Gleisi Hoffmann à Al Jazeera

A Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou um procedimento para investigar a entrevista concedida pela presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), à TV Al Jazeera, a mais importante rede de televisão do mundo árabe. Em vídeo veiculado nesta semana pela emissora , Gleisi diz que o ex-presidente Lula é um “preso político” e convida “todos e todas” a se juntarem na luta pela liberdade ao líder petista.

Esse procedimento aberto pela PGR é chamado de “notícia de fato” e trata-se de uma etapa inicial para a coleta de informações preliminares que poderão ou não resultar em uma investigação contra Gleisi Hoffmann , conforme informou a secretaria de comunicação do órgão.

Gleisi incita regiões “conflagradas em luta contra o Estado Islâmico”

A notícia de fato nasce de representações levadas por cidadãos à procuradoria, e o autor de uma delas foi o deputado Major Olímpio (PSL-SP), que acusa Gleisi de ter praticado crimes e de “atentar contra a Lei de Segurança Nacional”.

“A presidente do PT fez uma manifestação incitando o mundo árabe para que se insurjam no apoiamento contra o crime político praticado contra o ‘inocente’ Lula, que está preso no Paraná”, argumentou o deputado.

“A Al Jazeera é uma rede de TV que alcança milhões de pessoas, e, principalmente, em regiões conflagradas em luta contra o Estado Islâmico, contra terroristas. E ela [Gleisi] vem incitar essas forças a promoverem o quê no território brasileiro? O que ela deseja que aconteça com uma incitação criminosa dessa natureza?”, indagou Major Olímpio em vídeo divulgado em suas redes sociais.

Além de pedir a abertura do procedimento de investigação, o parlamentar cobrou ainda a extinção do Partido dos Trabalhadores junto à Justiça eleitoral.

Incômodo se deve à ignorância e à xenofobia, diz Gleisi

Ainda nessa quarta-feira (18), Gleisi usou a tribuna do Senado para destacar que o conteúdo de sua entrevista à Al Jazeera é o mesmo de declarações feitas por ela a outros veículos internacionais de comunicação. “O incômodo com essa entrevista não foi com o conteúdo dela, mas com o veículo de comunicação onde ela se deu. Só posso reputar a isso à ignorância, ao preconceito, à xenofobia contra o povo árabe”, afirmou a senadora.

A manifestação da petista foi uma reação a acusações proferidas pela sua colega no Senado Ana Amélia (PP-RS) . A parlamentar do PP disse esperar que a “exortação” feita por Gleisi Hoffmann não tenha objetivado a convocação do “exército islâmico” para vir ao Brasil.

Fonte: iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *