NotíciasSalvador

Pescadores de Itapuã recebem curso de habilitação naval

Pescadores de Itapuã terão a oportunidade de regularizar sua situação administrativa e navegar com mais segurança pela Baía de Todos os Santos. Eles participarão de um “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), vai promover, de 23 a 27 de abril, e de 30/04 a 4 de maio, na sede da Colônia dos Pescadores Z-06 (Rua Engenheiro Aristides Milton – s/n, Itapuã), das 8h às 17h.

Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. A capacitação, com carga horária de 80h, é ministrada pela Capitania dos Portos. Serão beneficiados cerca de 30 pescadores da Colônia de Itapuã, atendidos pelo programa de assistência técnica da Bahia Pesca.

Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático sem custos.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.

“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *