GeralSalvador

Obras de requalificação da orla vão alterar trânsito em Ondina

A partir da próxima quarta-feira (02), o tráfego na Avenida Oceânica, em Ondina, entre a curva da Paciência e a Avenida Adhemar de Barros (Praça das Gordinhas), terá sentido único em direção à Barra. A mudança é temporária e deve durar cerca de seis meses, enquanto a Prefeitura realiza obras de requalificação no trecho da orla.

A opção para quem utiliza a Oceânica para chegar ao bairro do Rio Vermelho e adjacências é desviar pela Adhemar de Barros, acessando a Avenida Garibaldi e a Rua do Canal. Quem acessar a Vila Matos pela Avenida Garibaldi não poderá seguir para o Rio Vermelho, pois a saída da Travessa Bartolomeu de Gusmão terá sentido único para a Barra.

Intervenções – Com investimento de mais de R$ 26 milhões, as obras de requalificação em Ondina fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360. As intervenções abrangem a extensão de 2,6 km entre a Praça Orungan (em Ondina) e o Sukiyaki (Rio Vermelho) e incluem a implantação de ciclovia, requalificação de praças, alargamento de passeio, implantação de iluminação em LED e de guarda-corpo.

Todo o canteiro central que separa as avenidas Presidente Vargas e Oceânica também será requalificado. O espaço se tornará mais seguro e confortável para pedestres e ciclistas, em continuidade ao conceito adotado pela Prefeitura nos outros trechos da orla da cidade.

Além disso, as praças do Instituto Bahiano de Reabilitação (Baía Sol), de Nossa Senhora de Fátima, Luis Sande, das Gordinhas, das Águas, Tarquínio Gonzaga e Espaço da Fonte serão totalmente recuperadas, com pavimentação e áreas de lazer. A parte alta do calçadão da orla entre o IBR e as proximidades do Sukiyaki também passará por uma grande requalificação, que envolverá a implantação de ciclofaixa e guarda-corpo, proporcionando mais segurança aos transeuntes.

Histórico – Com processo iniciado em 2013, o projeto de requalificação e urbanização da orla de Salvador já alcançou 17 trechos do litoral nas localidades de São Tomé de Paripe, Tubarão, Piatã, Itapuã, Ribeira, Barra, Rio Vermelho, Ondina, Jardim de Alah e Boca do Rio. Os investimentos ultrapassam a ordem de R$ 200 milhões.

Recentemente, durante as ações comemorativas para o aniversário dos 469 anos de Salvador, a Prefeitura entregou a requalificação do entorno do Farol de Itapuã. A iniciativa na região envolveu a preservação da área de praia, construção de estacionamento e espaços de contemplação, além de ciclovia, quiosques, brinquedos e academia de saúde.

Um dos mais belos cartões-postais da cidade, a Ponta de Humaitá é outro ponto que passa por obras de revitalização, autorizadas no início de abril. As intervenções envolvem recuperação e pavimentação de toda a área, melhoria do estacionamento, construção de nova quadra esportiva em substituição à atual, recomposição do gramado e dos passeios. Também serão feitas a melhorias da área de contemplação do pôr do sol.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *